Filtrar


Questões por página:
O Sistema de Detecção de Intrusão - IDS é um componente essencial em um ambiente cooperativo. Sua capacidade de detectar diversos ataques e intrusões auxilia na proteção do ambiente, e sua localização é um dos pontos a serem definidos com cuidado.
Dentre os tipos primários de IDS, um faz o monitoramento do sistema, com base em informações de arquivos de logs ou de agentes de auditoria, inclusive realizando detecção de port scanning. Outro tipo monitora o tráfego do segmento de rede, geralmente com a interface de rede atuando em modo promíscuo. A detecção é realizada com a captura e análise dos cabeçalhos e conteúdos dos pacotes.
Esses tipos são conhecidos como:
mostrar texto associado
A ocorrência de falsos positivos normalmente acarreta consequências mais graves para as redes que utilizam IDS do que para aquelas que usam IPS.
mostrar texto associado
IDS e IPS são sistemas que protegem a rede de intrusões, diferindo no tratamento dado quando uma intrusão é detectada. Especificamente, o IPS limita-se a gerar alertas e ativar alarmes, e o IDS executa contramedidas, como interromper o fluxo de dados referente à intrusão detectada.
mostrar texto associado
O incidente denominado DDoS deve ser tratado de maneira diferente de outros tipos de incidente de segurança, pois dificilmente um firewall ou IDS gerará log. Sua notificação de incidente deve informar o cabeçalho e o conteúdo completos da mensagem recebida pelo usuário.
mostrar texto associado
Port scanner é um programa que, se instalado em um computador, permite que um invasor volte a acessá-lo quando quiser para invadi-lo. Geralmente é instalado a partir de programas do tipo cavalo-de-troia ou até por e-mail.