Filtrar


Questões por página:
Em perfis laminados de aço para uso estrutural, as letras A, B e C, da imagem abaixo, referem-se, respectivamente, a:

Imagem associada para resolução da questão
De acordo com a NBR 15980:2020, analise as assertivas abaixo:
I. Perfil L é um perfil cuja seção transversal tem formato de L, com abas iguais, formando um ângulo de 90º entre as abas. II. Perfis I são perfis duplamente simétricos, com faces de aba paralelas, que têm na superfície interna das abas uma inclinação de aproximadamente 18%. III. Perfis T são perfis monossimétricos, que têm a alma e a mesa com as mesmas dimensões.
Quais estão corretas?
O reservatório inferior se faz necessário em prédios com mais de três pavimentos (acima de 9m de altura), pois, geralmente, até esse limite, a pressão na rede pública é suficiente para abastecimento do reservatório elevado. Nesses casos, há necessidade de dois reservatórios: um na parte inferior e outro na superior da edificação, o que também evitará a sobrecarga nas estruturas.

Para os casos da necessidade de dois reservatórios domiciliares, de acordo com o apresentado no livro “Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura”, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o percentual recomendado de água a ser armazenada para os reservatórios inferior e superior, respectivamente.
Para a avaliação da inércia térmica da construção, recorre-se ao conceito de superfície equivalente pesada que é igual à somatória das áreas das superfícies de cada uma das paredes interiores, inclusive piso e teto, multiplicada por um coeficiente que será função do peso da parede e da resistência térmica de seus revestimentos em relação à área do piso do local.

Uma parede apresenta maior ou menor inércia segundo seu peso e sua espessura. As autoras do Manual de Conforto Térmico (2001) apresentam um método simplificado para apreciação da inércia de uma parede interior (inclusive piso e teto), que consiste em aplicar um coeficiente igual a 1,2⁄3,1⁄3 ou 0, segundo o seu peso e a resistência térmica do seu revestimento, conforme a tabela a seguir:


Fonte: FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de Conforto Térmico.5ª Ed. São Paulo. Studio Nobel: 2001.

Segundo o Manual de Conforto Térmico (2001), assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o valor da relação base superfície equivalente pesada/área do piso de inércia média.
Com base no preparo e montagem da armadura, de acordo com a ABNT NBR 14931, as barras não devem ser dobradas junto às emendas por solda, observando-se uma distância mínima de:
(Dados: Ø = diâmetro da armadura).