Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os daemons, em sistemas operacionais, são processos que ficam em segundo plano, com a finalidade de tratar alguma atividade como mensagem eletrônica, páginas web e impressão.
mostrar texto associado
No Linux, o aplicativo KDE Controle Center tem funcionalidades equivalentes ao Painel de controle do Windows, ambos permitindo o gerenciamento de pastas e arquivos e a configuração para a permissão de acesso aos usuários do computador.
Considere as condições:
I. Exclusão mútua.
II. Posse e espera.
III. Não preempção.
IV. Espera circular.
Ocorrerá deadlock se estiverem presentes
Considere:

I. Sistemas operacionais, sobretudo, orientados para o processamento simultâneo de muitas tarefas, e quantidades prodigiosas de E/S, oferecendo, normalmente, serviços em lote, processamento de transações e tempo compartilhado.

II. Utilizam recursos de processamento para servirem múltiplos usuários de uma vez em uma rede, permitindo-lhes compartilhar recursos de hardware e de software; podem fornecer serviços de impressão, serviços de arquivo ou serviços de Web.

III. Sistemas operacionais especiais, em grande parte, variações dos sistemas operacionais de servidores com aspectos especiais de comunicação e conectividade; obtêm potência computacional ao conectar múltiplas CPUs em um único sistema.

As afirmações contidas em I, II e III estão associadas, respectivamente, aos sistemas operacionais
Sobre sistemas operacionais, considere:

I. No kernel 2.6 do Linux, o escalonador possui 64 níveis de prioridade. Sendo 0 a menor prioridade, as prioridades de 0 a 32 são para processos de tempo real e, de 33 a 63, para os demais processos de usuário.

II. No Linux, as operações READ são síncronas e bloqueantes, pois existe a suposição de que o processo que executou a operação necessita dos dados para continuar, o que confere às operações de leitura maior prioridade em relação as operações de escrita.

III. Na família Windows NT, o escalonador utiliza múltiplas filas e os processos interativos (I/O bound) possuem prioridade sobre os CPU bound. O escalonamento é baseado em prioridades, no qual cada thread possui uma prioridade, que varia de 0 a 31, onde 0 é a menor prioridade.

IV. No Windows, independentemente de haver um ou vários processadores, existirá apenas uma fila de processos aptos; entretanto, a existência de múltiplos processadores permitirá o paralelismo físico na execução das threads.

É correto o que consta em