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Oferecer alocação ordenada e controlada dos processadores, das memórias e dos dispositivos de entrada e de saída entre os vários programas que competem por eles é tarefa do sistema operacional.
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Considerando que os processos P1, P2, P3, P4 e P5 tenham tempo de burst de CPU, em milissegundos, iguais a 10, 1, 2, 3 e 5, respectivamente, se os processos chegarem na CPU simultaneamente no instante 0, o tempo de espera médio dos cinco processos, se eles forem escalonados para a CPU por meio de um algoritmo de escalonamento do tipo SJF (shortest job first), será maior do que se eles forem escalonados por um algoritmo FCFS (first come, first served), considerando a ordem de chegada P1, P2, P3, P4 e P5, e que o processo P1 tenha chegado no instante 0.
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Caso alguém tenha a responsabilidade de maximizar a utilização dos recursos computacionais de um grande sistema multiusuário e esteja recebendo reclamações de muitos usuários sobre o tempo de resposta às suas requisições interativas curtas, um dos motivos para isso poderá ser atribuído ao fato de estar sendo adotado o algoritmo de escalonamento de processos round-robin (alternância circular) com um quantum muito longo.
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Entre as camadas do gerenciamento de entrada e saída de um sistema operacional, há uma camada chamada de device drivers. Os device drivers são definidos como programas que objetivam padronizar a comunicação entre o susbsistema de E/S e o kernel do sistema operacional.
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Durante a execução dos processos P1 e P2, se eles não concluírem suas execuções porque o processo P1 depende do término do processo P2 que, por sua vez, depende da conclusão do processo P1, tem-se uma situação denominada starvation.