Filtrar


Questões por página:

Com base nos modelos teóricos de comunicação e no processo de significação, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- Segundo o modelo de Lazarsfeld, em um ato de comunicação, as seguintes perguntas devem ser respondidas: quem? Diz o quê? Por qual canal? Aquem? Com qual efeito?;

II- A comunicação só existe quando percebemos dois participantes. Eles devem possuir um código comum, possibilitando o ato sêmico;

III- APlaca de trânsito pode ser considerada como um símbolo;

IV- O rastro de um animal no chão mostra que ele esteve naquele local. Esse signo é conhecido como símbolo;

V- O ícone é um signo convencionalmente associado ao seu objeto.

No começo do século XX, Robert Ezra Park inaugura os Estudos de Comunicação da Escola de Chicago. Entre as novidades trazidas pelos teóricos, podemos destacar a cidade como laboratório social e a ecologia humana. Com base no texto “A Escola de Chicago” analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- O terreno de estudo da Escola de Chicago é a cidade com seus signos de desorganização, de marginalidade, de aculturação e assimilação;

II- A ecologia humana estuda as relações de existência entre a sociedade e o meio ambiente, incluindo-se aqui os animais e a flora;

III- Para Park, é a “luta pelo espaço” que rege as relações interindividuais. Competição e divisão do trabalho resultam em cooperação não-planificada na sociedade;

IV- Os estudiosos da escola se baseavam na pesquisa etnográfica, isto é, entender no nível macro as relações sociais;

V- A escola de Chicago nasceu para entender os fenômenos de recepção da TV colorida.

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão
Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:
Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como