Filtrar


Questões por página:
Um técnico dispõe de dois frascos. Um contendo solução de KOH 0,5 mol L-1 e outro contendo solução de NaOH 1,5 mol L-1 . Ele transferiu 40 mL da solução de KOH e 60 mL da solução de NaOH para um cilindro graduado de 1,0 L, acrescentou água destilada até o traço de referência (1,0 L) e, em seguida, homogeneizou bem a mistura.

Com esses procedimentos, ele obteve uma solução final cuja concentração de OH- em quantidade de matéria (mol L-1 ) é

Cloreto de hidrogênio, de fórmula HCl é uma substância composta que se ioniza quando dissolvida em água.



De acordo com a teoria ácido-base de Bronsted e Lowry, nessa ionização, a espécie que doa um próton é o ácido, e a que recebe o próton é a base. Por tratar-se de uma reação reversível, o ácido com a sua base conjugada são, respectivamente,

Um técnico recebeu a incumbência de preparar solução aquosa de HCl a partir de um frasco de ácido clorídrico recém-adquirido, que traz, em seu rótulo, as seguintes informações: densidade = 1,2 g/cm3 e contém 36,5 % em massa de HCl.

O volume da solução contida no frasco recém-adquirido que deve ser transferido para um cilindro graduado, visando ao preparo de 1,0 L de solução aquosa 0,15 mol L-1, é

mostrar texto associado
O paládio atua, durante as reações citadas, como um ácido Brønsted-Lowry.

Em um recipiente fechado foram colocados n mols de ácido clorídrico, (g), sendo, em seguida, aquecidos a uma temperatura T1, estabelecendo-se o seguinte equilíbrio químico:



Considerando-se que o grau de dissociação do é de 30% e que no equilíbrio existe 1,4 mol de , qual o valor de n?