Filtrar


Questões por página:
Em uma Estação de Tratamento de Água de vazão de tratamento de 0,5 m3 /s, faz-se a utilização de barrilha (Na2CO3) na concentração de 3,0 mg/L. Qual será o consumo de barrilha durante um dia de tratamento de água?

Dados: Na = 23 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol
Um químico misturou duas soluções de concentrações diferentes de NaOH, sendo a primeira de 10,0 L com a concentração de 40% de NaOH m/V a 20ºC, e a segunda com 10,0 L a 0,4 N. Qual a concentração em g/L da solução final?

Dados: H = 1, Na = 23, O = 16. Densidade NaOH 40% = 1,43 g/mL
Uma escala muito conhecida para medir a acidez de soluções químicas é a escala de pH. Essa escala é definida pela função logarítmica pH = – log([H+]), em que [H+] representa a concentração de íons hidrogênio na solução, medida em mol/L.

Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE a razão entre a acidez de uma solução com pH 3 e uma solução com pH 5.
Captura_de tela 2025-11-13 092033.png (269×73)

A respeito dos íons acima, podemos afirmar que:
O que causa a chuva ácida?

“Segundo a agência americana, a chuva ácida ocorre quando dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOX) são emitidos para a atmosfera e transportados por correntes de vento e ar.
‘O SO2 e o NOX reagem com água, oxigênio e outros produtos químicos para formar ácidos sulfúrico e nítrico. Estes, então, se misturam com água e outros materiais antes de cair no chão’, explica a organização. Enquanto uma pequena porção desses componentes que causam a chuva ácida vem de fontes naturais, como dos vulcões, por exemplo, a EPA adverte que a maior parte nasce da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.”

Fonte: O que é chuva ácida e o que ela faz? | National Geographic Acesso em: 15/08/2025

As fórmulas dos oxiácidos citados no texto – ácido sulfúrico e ácido nítrico – são, respectivamente: