Filtrar


Questões por página:
Quanto às propriedades gerais e aos conceitos da química inorgânica e a suas aplicações, julgue o item.
A abordagem das reações químicas em solução pode ser realizada de modo quantitativo; no entanto, em razão da interpretação das equações químicas em termos de relações quantitativas, os cálculos estequiométricos impedem a previsão das quantidades de reagentes e produtos nas reações químicas.
Julgue o item, referentes às soluções, às misturas, à evolução dos conceitos de átomo e às propriedades dos átomos.
A solubilidade é uma propriedade definida como o máximo que uma substância se dissolve em outra, formando uma mistura homogênea. A possibilidade de dissolução aumenta quando a intensidade das forças entre as moléculas de soluto e solvente é igual ou superior à intensidade das forças atrativas das partículas do soluto entre si e das moléculas do solvente entre si.
Em 2019, a água potável da região vem do Rio Dourados e de aquíferos subterrâneos. A Justiça considerou “provável” a exposição da população a agrotóxicos através da água potável. Quando foi ajuizada, a ação citava laudo do Laboratório de Saúde Pública do Paraná (Lacen/PR), que analisou a água do Rio Dourados no período de janeiro a agosto de 2010. Foi encontrada a presença do inseticida, pesticida e formicida clorpirifós (0,38 μg/L).

Imagem associada para resolução da questão

Não só o consumo de água com este produto é prejudicial à saúde, como também afeta a alimentação dos peixes do rio, que concentram altos níveis dessa substância nociva.
Disponível em: <https://www.progresso.com.br/cotidiano/meio-ambiente/mse-o-que-mais-comercializa-agrotoxico-no-pais-apontapesquisa/368369/>. Acesso em: 02 nov.2021.
Com base nas informações do texto podemos afirmar que a concentração em quantidade de matéria de clorpirifós no Rio Dourados é de aproximadamente
Dados: H=1u; O=16u; N=14u; P=31u; S = 32u; Cl = 35,5u.
A solubilidade do NaCl em água é 35,7 g/100 ml. Com esses dados, analise as afirmativas a seguir:
I. No caso de termos 2 l de água, conseguiríamos diluir até 714 g de NaCl. II. Para diluir 1200 g de NaCl, precisaríamos de 2,9 l de água. III. Caso a água fosse gelada, conseguiríamos diluir maior quantidade de sal se comparado com a situação no item I.

Estão corretas as afirmativas:
Um químico precisou de uma solução diluída de KBr que foi preparada em laboratório seguindo os procedimentos:

1. dissolveu-se 2,38 g de KBr em água em um balão de 250 ml (completado até a marca).2. em seguida, uma amostra de 2,00 ml desta solução foi transferida para um balão volumétrico de 100 ml e diluída com água até a marca.
Dados: Massa molecular do KBr: 119 g mol-1, Solubilidade do KBr em água: 53,3 g / ml

Com esses dados em mãos, analise as asserções a seguir
I. Houve precipitação do sal ao se preparar a solução. II. A concentração final da solução na Etapa 1 é de 9,52 g.l-1 . III. A concentração da solução após a diluição (Etapa 2) é 1,9 g.l-1 . IV. A concentração da solução após a diluição (Etapa 2) é 0,95 g.l-1 . V. A concentração da solução (em mol.l-1 ) após a diluição (Etapa 2) em 1,6.10-3 mol.l-1 .

Estão corretas as afirmativas: