Filtrar


Questões por página:

Um programador verificou que o desempenho da CONSULTA1 era muito fraco. Ele optou por recodificá-la sob uma nova forma (CONSULTA2).

Imagem associada para resolução da questão


Com relação às CONSULTA1 e CONSULTA2, analise as afirmativas a seguir.


I. O desempenho da CONSULTA2 é melhor que o da CONSULTA1. A CONSULTA2 pode utilizar índices para os atributos TempodeServiço e SalarioBruto e por isso seu desempenho é superior.

II. A CONSULTA2 possui um erro de sintaxe e a CONSULTA1 não utiliza índices para os atributos TempodeServiço e SalarioBruto.

III. A condição WHERE da CONSULTA1 não pode ser desmembrada na forma apresentada na CONSULTA2. O desempenho da CONSULTA2 é pior que o da CONSULTA1 pois só pode utilizar um índice por vez.


Assinale:

A operação join é uma das mais utilizadas em bancos de dados relacionais. Considere duas tabelas, uma de tamanho M e outra de tamanho N. Imagine que ambas estão indexadas (usando B-Tree index) em um campo id com valores únicos. Acerca do exposto, assinale a alternativa que melhor corresponde à complexidade temporal da seguinte operação de merge join nessas tabelas: SELECT * FROM M, N WHERE M.id=N.id.
Um auditor está checando práticas de aplicação de desconto comercial para clientes, executando consultas em SQL (Structured Query Language) nos bancos de dados digitais de uma empresa, para validar se os cálculos e regras de autorização estabelecidas pelo negócio estão sendo cumpridos. É correto afirmar que o uso de SQL em auditoria corresponde à aplicação de

O bloqueio em nível de linha ou registro, no PostgreSQL versão 11.x, é obtido automaticamente quando a linha é atualizada ou excluída. Os bloqueios em nível de linha não afetam a consulta aos dados, já que bloqueiam apenas gravações na mesma linha.


Para ‘forçar’ um bloqueio de linha em um comando SELECT, deve-se usar:

A função para se somar uma coluna em um banco de dados relacional utilizando SQL é: