Filtrar


Questões por página:
O experimento conhecido como “gênio da garrafa” costuma causar grande impacto visual sobre os alunos e pode ser realizado, com segurança, pelo professor no ambiente de sala de aula. O experimento consiste em adicionar um pouco do catalisador permanganato de potássio (KMnO4 ) a uma garrafa contendo certo volume de peróxido de hidrogênio a 30%. No momento em que as substâncias entram em contato, ocorre a liberação de uma intensa fumaça, que parece um “gênio mágico” saindo da garrafa.
Sobre o experimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um exemplo de fenômeno químico – a decomposição de uma substância reagente, formando dois novos produtos. II. O permanganato de potássio atua acelerando a velocidade da reação e desaparece ao final, pois é totalmente consumido durante o processo. III. A fumaça liberada contém moléculas diferentes das moléculas iniciais, embora os elementos químicos tenham se mantido os mesmos.
Está correto o que se afirma em
As transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Ao se misturar iodeto de potássio com nitrato de chumbo, o produto é uma solução de iodeto de chumbo, com precipitado de cor amarela. A transformação química ocorrida nessa reação é do tipo:
Relativo às leis ponderais da química, a lei que diz “toda substância possui uma proporção constante, em massa, na sua composição, e a proporção na qual reagem e se formam é constante”, é conhecida como:
Relativo às substâncias puras, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresentar uma substância composta.
Ainda sobre o preparo de soluções e reagentes, para fazer 1L de uma solução de NaCl 5M são necessários (A massa atômica do Na é 22,989u; a massa atômica do Cl é 35,453u):