Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
“A formação profissional está eivada de crenças, valores e preconceitos de um sistema de representação sobre o que é polícia, o que é criminoso, o que é mulher, o que é o menor e o que é o negro”, aponta. (linhas 22 e 23)
Pela sequência sublinhada no período acima, os termos polícia, criminoso, mulher, menor e negro são, respectivamente,
mostrar texto associado
A unidade de sentido do texto depende da inter-relação das informações, o que pode ocorrer dentre outros mecanismos, pela retomadas de partes textuais (expressões, frases, parágrafos), processo rotulado de coesão referencial. Analise as proposições abaixo relacionadas, que explicam o uso de algumas formas gramaticais nessa função de retomada, e assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) O substantivo ESTADO, no constituinte “a cara do estado”, no sub título, tem como referente o termo “Texas”
( ) O advérbio pronominal LÁ, na oração “gigantes do setor de tecnologia estão de mudança para” (Linhas 4-5), recupera o constituinte “Califórnia”.
( ) O constituinte “O movimento” (Linha 5) retoma de forma resumida todo o conteúdo anterior, relativo à migração das empresas de tecnologia da Califórnia para o Texas.
( ) O substantivo “transposição” no constituinte “Um efeito da transposição de californianos para o conservador Texas” (Linha 12) retoma por nominalização a informação precedente relativa à mudança do Vale do Silício e arredores para o Texas .
( ) No processo de remissão, empregam-se ora termos neutros ora avaliativos (que dão pistas de como o autor se insere no texto). No texto, “movimento”, “transposição” e “invasão”, este último referindo-se à entrada dos progressistas/democratas californianos no conservador/republicano Texas, são formas nominais neutras.
A sequência de preenchimento CORRETA é
mostrar texto associado
As proposições abaixo estabelecem uma associação entre a classe gramatical e a função que alguns elementos linguísticos assumem no processo de coesão textual. Analise-as.
I- ELE (L.1) – pronome pessoal cujo referente é o termo “alguém”. II- ONDE (L.1) – advérbio relativo cujo referente é o constituinte “no cérebro”. III- SÓ QUE (L.3) – locução conjuntiva com valor de oposição/ressalva. IV- ISSO (L.7) – pronome relativo cujo referente é o termo “sinapses”. V- TESTE (L.6) – substantivo que rotula todo o conteúdo relativo ao experimento com os voluntários.
São CORRETAS as explicações fornecidas apenas em:
mostrar texto associado
As proposições abaixo estabelecem uma associação entre a classe gramatical e a função que alguns elementos linguísticos assumem no processo de coesão textual. Analise-as.
I- ELE (L.1) – pronome pessoal cujo referente é o termo “alguém”. II- ONDE (L.1) – advérbio relativo cujo referente é o constituinte “no cérebro”. III- SÓ QUE (L.3) – locução conjuntiva com valor de oposição/ressalva. IV- ISSO (L.7) – pronome relativo cujo referente é o termo “sinapses”. V- TESTE (L.6) – substantivo que rotula todo o conteúdo relativo ao experimento com os voluntários.
São CORRETAS as explicações fornecidas apenas em:
mostrar texto associado
Analise o que é pedido, a partir da leitura do trecho a seguir.

“Segundo o dicionário Michaelis, o primeiro significado da palavra “família” é “conjunto de pessoas, em geral, ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto”.

Gramaticalmente, o termo destacado é qualificado como: