Questões de Concurso
Filtrar
8 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 2
Questões por página:
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como
Sobre a sucessão ecológica temos:
1. Estágio pioneiro - São as espécies que participam de uma comunidade inicial e apresentam altas taxas de crescimento. São espécies de tamanho pequeno, tempo de vida curto e produzem um grande número de sementes. Exemplos: liquens, musgos e gramíneas.
2. Comunidade intermediária - comunidade com menor amplitude (mais exigentes); ciclo de vida mais longo e pouco especializadas. Ex.: ervas e arbustos.
3. Estágio final (Clímax) - As espécies atingem uma situação que não são afetadas com o ambiente, também chamamos de estágio terminal ou de maturidade. Persistem por muito tempo na comunidade.
Sobre o processo de recuperação de uma área desmatada, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A sucessão natural ocorrerá na sequencia de estágios 1,2 e 3 naturalmente.
II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das espécies pioneiras é responsável por fertilizar o solo, melhorando sua qualidade.
III. Quando ocorre o estágio clímax, as outras árvores e arbustos estão todas mortas.
IV. Quando é feita a recuperação de uma área, mistura-se, em seu planejamento, plantas de todos os estágios para que acelere seu processo.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:
Em vez de uma mera plantação, uma floresta assim poderia evoluir, ou morrer se preciso, à medida que o clima mudasse.”
(Revista Visão socioambiental, Ano 4, nº 23, Abril/Maio 2010, pg.07)
A análise feita pelo considerado propagador do ambientalismo moderno, nos remete sobre a sucessão ecológica e pode-se afirmar que: