Filtrar


Questões por página:
Segundo protocolo da SAMU, no suporte básico de vida, a avaliação primária do paciente é importante para nortear os próximos passos. Sendo assim, quando o enfermeiro avalia a responsividade do paciente, a expansão torácica e o pulso, quando abre via aérea com manobras manuais (hiperextensão da cabeça e elevação do queixo) e quando inicia suporte ventilatório, está seguindo o seguinte protocolo:
No pós-operatório, o paciente apresentou um quadro típico de embolia pulmonar. Acerca das intervenções da enfermagem nessa situação, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre os cuidados de clientes com a oxigenação comprometida, analise as afirmativas a seguir:

I – A saturação do oxigênio (satO2) é a percentagem de hemoglobina aderida ao CO2 (gás carbônico).
II – A mensuração de oximetria transcutânea deve ser evitada, por ser muito invasiva.
III – A precisão da oximetria transcutânea não está relacionada à perfusão da área onde está o sensor.
Está INCORRETO o que se afirma em
Sobre a oxigenoterapia, analise as afirmativas a seguir:

I – O oxigênio deve ser considerado um medicamento. É caro e possui efeitos colaterais. Como qualquer medicamento, a dosagem e a concentração de oxigênio devem ser continuamente monitorizadas.
II – A cânula nasal é um equipamento relativamente simples. As duas cânulas são inseridas dentro das narinas. Com esse dispositivo, o oxigênio pode ser administrado com uma velocidade de fluxo de até 10 litros por minuto.
III – Uma máscara facial simples é utilizada para administrar concentrações de oxigênio de 30 a 60%. Essa máscara está contraindicada em pacientes com retenção de dióxido de carbono, porque a retenção pode ser agravada.
IV – Pacientes com cânula nasal devem ser monitorizados, devendo-se observar as narinas e a superfície superior das orelhas, quanto à possibilidade de lesão por dispositivo médico.
Está CORRETO o que se afirma em
Assinale a alternativa correta que é um dispositivo semelhante a um escudo, que é ajustado sob o queixo do paciente e estendido ao redor da face. É usada primariamente para umidificação e oxigenação, apenas quando o paciente não pode ou não tolera uma máscara firmemente ajustada. O capacete, também chamado de halo ou capuz de hood, é comumente usado no ambiente pediátrico.