Filtrar


Questões por página:
Sobre o significado sócio-histórico da profissão de Assistente Social e sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, leia as afirmativas a seguir:

I. O Serviço Social alcança o status de profissão com as demandas colocadas pela sociedade a partir das transformações na relação do Estado com as classes sociais em disputa.
II. O Serviço Social avança de uma postura contemplativa da realidade para responder às necessidades postas pelo Estado, demandador de sua atuação.
III. A constituição do Estado moderno não influenciou na institucionalização do Serviço Social, visto que a profissão já existia muito antes disso, vinculada às instituições filantrópicas e de caridade.
IV. Com o surgimento das grandes instituições assistenciais, o mercado de trabalho se reduz significativamente, visto que o Serviço Social não conseguiu romper com o estreito quadro de sua origem e teve dificuldade de se institucionalizar e de se legitimar dentro do Estado.
V. No cotidiano de sua prática profissional, o Assistente Social sustenta uma dupla vinculação com as instituições que demandam seu trabalho, mediante sua condição de assalariamento, e com os usuários-alvo de suas ações e de seus serviços.

Estão corretas
Em relação ao processo de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, especificamente à emergência do Movimento de Ruptura, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Constituiu-se um esforço para o desenvolvimento de propostas de ação profissional condizentes com as especificidades do contexto latino-americano, ao mesmo tempo em que se configura como um processo amplo de questionamento e reflexão crítica da profissão.
( ) A partir da perspectiva hegemônica, a emergência desse movimento impõe ao Assistente Social a necessidade de ruptura com o caráter conservador que deu origem à profissão.
( ) Coloca como exigência a necessidade de construção de uma nova proposta de ação profissional, que supõe um processo de revisão crítica, em nível teórico-metodológico, tendo como perspectiva a transformação social.
( ) Acontece de forma linear e sem trazer as contradições dadas pela conjuntura do país, que passava pelo período de ditadura militar.
( ) As pressões sociais e as demandas dos setores populares não tiveram muita influência, dado que o Serviço Social ainda não era demandado por essas frações da sociedade.

A sequência correta é
Considerando a história e os fundamentos do Serviço Social no Brasil, marque a alternativa que situa de forma precisa o movimento que consolidou a inflexão crítico-dialética na profissão.
Analisar os espaços sócio-ocupacionais do assistente social exige inscrever a reflexão no movimento histórico da sociedade brasileira e mundial, considerando os processos sociopolíticos que condicionam o modo como o Serviço Social se insere na sociedade capitalista madura, como um tipo de especialização do trabalho inscrito na divisão sociotécnica do trabalho e articulado com o quê? Marque a alternativa correta.
O repensar, de abrangência continental, sobre a profissão de Serviço Social assume acentuada radicalidade na tendência político-ideológica de ruptura com o conservadorismo, enquanto projeto de mudanças profissionais. Nesse sentido, o que levou à aproximação orgânica do Serviço Social com os movimentos sociais envolve alguns fatores.
Marque a alternativa correta.