Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.


O princípio da universalidade nos impulsiona a construir o acesso para todos, o da equidade nos exige pactuar com todos o que cada um necessita, mas a integralidade nos desafia a saber e fazer o ‘quê’ e ‘como’ pode ser realizado em saúde para responder universalmente às necessidades de cada um.


PINHEIRO, Roseni. MATTOS, Rubem Araújo de (orgs.). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 6.ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ – CEPESC – ABRASCO,2006.180p. ISBN 85-89737-34-9.


A integralidade é tida como um desafio permanente, pois a

Visualizar Questão Comentada
O texto da Constituição Federal de 1988 define que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve se organizar a partir da descentralização, com direção única em cada esfera de governo. Frente a isso, os mecanismos e as estratégias instituídos que organizam e regulam a descentralização como diretriz do SUS são estabelecidos em instâncias de representação, monitoramento e pactuação política e administrativa envolvendo as três esferas de governo. Essas instâncias são:
Visualizar Questão Comentada
Conforme a Constituição Federal de 1988, a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. Portanto, todo cidadão brasileiro tem o direito à atenção à saúde, que compreende o princípio da
Dentre as diretrizes que norteiam as Redes de Atenção à Saúde, assinale a alternativa que apresenta uma especificidade do serviço de urgência e emergência.
Visualizar Questão Comentada
Sobre a participação social no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada