Filtrar


Questões por página:
Um cadáver é encontrado pendurado pelo pescoço por uma corda, dado um nó, amarrada em uma árvore de um quintal. Ao exame, já no IML, percebeu-se rigidez cadavérica completa, livores de hipóstase fixos em dorso, sulco oblíquo em região cervical, descontínuo. Ao rebater couro cabeludo, foi possível visualizar hematoma subgaleal e fratura biparietal. Sobre a situação relatada e seus conhecimentos em traumatologia forense, assinale a alternativa correta.
No momento seguinte à morte, o corpo passa por alterações irreversíveis, que podem levar a sua destruição rápida ou lenta, ou em casos mais raros, à sua conservação. Sobre fenômenos cadavéricos, analise as afirmações a seguir:
I. A mancha verde, por uma questão anatômica, inicia seu aparecimento, comumente, na fossa ilíaca esquerda.
II. No caso de morte causada por intoxicação por monóxido de carbono, os livores de hipóstase são vermelho-róseos ou carminados.
III. Um sinal de desidratação cadavérica é o sinal de Sommer e Larcher, que é uma mancha de cor enegrecida pela transparência do pigmento coroidiano.
IV. Fatores preponderantes para o aparecimento da rigidez cadavérica são diminuição do ATP, com alteração da permeabilidade da membrana, além de acúmulo de ácido lático.

Assinale a alternativa verdadeira.
Uma pessoa fez em vida uma declaração escrita, registrada em cartório, relatando que gostaria que seu corpo fosse doado para uma faculdade de medicina para estudo e pesquisa. Sobre esse caso e a temática a seu redor, escolha a alternativa verdadeira:
A morte traz consequências jurídicas importantes para a vida das pessoas, na sucessão, na extinção de penas, dívidas, entre muitas outras repercussões. Sobre tanatologia forense, assinale o que for correto afirmar:
Dependendo do objetivo na autopsia, em um cenário clínico ou na medicina legal, será escolhida a melhor técnica para proceder com o exame interno de um cadáver. Analise as técnicas abaixo e as definições seguintes, fazendo a associação correta.
1. Rokitansky 2. Letulle 3. Ghon 4. Virchow
( ) Técnica que utiliza a dissecção in situ dos órgãos, mas não resistiu ao tempo.
( ) Retirada em blocos separados permite mais agilidade quando o procedimento for realizado por um médico.
( ) Apesar de ser valioso para mostrar alterações patológicas sacrifica as relações anatômicas dos órgãos, pois os órgãos são retirados individualmente.
( ) Retirada em monobloco permite que o corpo do cadáver seja preparado mais rapidamente para o funeral, devido ao menor número de dissecções nas cavidades do cadáver.

Escolha a alternativa que tem a correspondência com a sequência correta: