Filtrar


Questões por página:
A esterilização e a desinfecção são processos fundamentais para garantir a segurança microbiológica em laboratórios. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O calor úmido, como o autoclave, é um dos métodos mais eficazes para esterilização de materiais laboratoriais.
(__)O álcool 70% é um desinfetante amplamente utilizado para superfícies e equipamentos. (__)A radiação UV pode ser usada como método de esterilização de instrumentos cirúrgicos e vidrarias laboratoriais.
(__)O uso de hipoclorito de sódio é indicado para desinfecção de materiais biológicos potencialmente contaminados.

A sequência correta é:

No que diz respeito à desinfecção de superfícies para prevenção do COVID-19, assinale a alternativa que apresenta os desinfetantes apropriados, com eficácia contra vírus envelopados, que devem ser utilizados na diluição correta e dentro da validade definida após o preparo da solução de trabalho.

No Brasil, existem diversas normativas que dispõem sobre os requisitos de boas práticas nos serviços de saúde e harmonizam conceitos relativos a diversos procedimentos. A ação de remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, com redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes e acessórios, é definida como:
Os serviços de saúde devem ter procedimentos operacionais padronizados para os procedimentos de limpeza, higienização, desinfecção e esterilização. Diversos métodos são empregados para esterilizar os materiais hospitalares e um dos equipamentos utilizados nos processos de esterilização é:
Os processos de desinfecção dos ambientes laboratoriais podem ser realizados com diversas soluções desinfetantes. As soluções desinfetantes contendo cloro produzem, em pH entre 5 e 8, a forma mais ativa dessa substância, denominada ácido: