Filtrar


Questões por página:
Os testes de coagulação são de grande importância clínica para a avaliação de distúrbios hemorrágicos e para a avaliação hemostática, principalmente em casos pré-operatórios. Além disso, podem detectar deficiências plaquetárias, problemas vasculares e presença de inibidores específicos e inespecíficos da coagulação. Dentre os testes realizados, têm-se o TAP e KPTT, que avaliam, respectivamente:
Paciente,74 anos, sexo feminino, foi atendida no setor de emergência de um hospital de referência, com suspeita de fratura de fêmur, após queda do mesmo nível. Durante avaliação clínica e exames radiológicos, ficou confirmada essa fratura e foi indicada a intervenção cirúrgica. Para a realização do procedimento, faz-se necessária a solicitação de exames laboratoriais que fazem parte da avaliação de distúrbios coagulativos e hemorrágicos, com intenção de avaliar de forma ampla e irrestrita a hemostasia da paciente que será submetida a uma intervenção cirúrgica de grandes proporções. Com base nessas afirmações e sabendo que o exame solicitado para essa paciente é o coagulograma, assinale a alternativa que apresenta os exames que fazem parte do rol de análises a serem realizadas.
As infecções pelo novo coronavírus trouxeram um problema de saúde importante para alguns indivíduos contaminados: a possibilidade de ocorrência de eventos pró-trombóticos, como a trombose venosa. Os testes de coagulação são aliados na identificação da ocorrência desses eventos. Qual condição laboratorial é compatível com a ocorrência de trombose?
Levando em consideração a fase pré-analítica em hematologia laboratorial, analise os itens abaixo:
I- Após coleta de sangue, é fundamental homogeneizar vigorosamente os tubos de critrato.

II- O Ácido etilenodiaminotetracético, a heparina e o citrato de sódio são os anticoagulantes mais utilizados para exames hematológicos.

III- Os materiais dos tubos de coleta não influenciam na variabilidade dos valores de referência.

Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
O exame laboratorial que consiste na determinação do tempo de coagulação de um plasma citratado, após adição de tromboplastina (fator III) e de cálcio, na temperatura de 37°C, é tempo de: