Filtrar


Questões por página:
A escultura pode incorporar uma variedade de estilos artísticos, desde o realismo até o abstracionismo. Ademais, os temas abordados na escultura são variados e podem incluir representações de figuras humanas, animais, objetos do cotidiano, símbolos religiosos, entre outros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma técnica utilizada na expressão artística da escultura.
“É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte,1998, p.79)

Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
De acordo com Brito (1999, p.27-28), os instrumentos podem se agrupar pela forma de como produzem o som.

I - Idiofones. 1 – Pandeiro.
II - Membranofones. 2 – Xilofone.
III - Cordofones. 3 – Harpa.
IV - Aerofones. 4 – Clarinete.


Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA:
“Ao trabalhar a passagem de uma forma corporal para a outra, estaremos realizando movimentos que aqui denominamos de trajetórias (passagem de um ponto até outro). A trajetória é tão (ou mais) importante que a forma do corpo, pois é na trajetória que o movimento (portanto, a dança) acontece. É na trajetória que se dá a variação da qualidade do movimento.” (FERREIRA, 2012. p.81)

Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:

( ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
( ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
( ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
( ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
Aquilo que os pintores atualmente praticam é uma parte daquela ciência que é, de fato, [a ciência] de colocar bem e com razão as diminuições e crescimentos que aparecem aos olhos dos homens das coisas [que estão] longe e perto: construções, planícies, montanhas e paisagens de todo tipo e em qualquer lugar, as figuras e as outras coisas, com a medida que corresponde àquela distância em que elas se mostram de longe.” Adaptado de MANETTI, A. Vita di Brunellesco. Firenze: Rinascimento del Libro,1927, p.9.
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como