Filtrar


Questões por página:
Algumas estruturas inclusas nas células sanguíneas podem ser identificadas microscopicamente pelas técnicas de coloração. Os corpúsculos de Pappenheimer são granulações arredondadas que podem ser observadas em:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 623, de 9 de março de 2022, os limites de tolerância para matérias estranhas em alimentos, bem como os princípios gerais e as metodologias analíticas necessárias para a avaliação da conformidade desses produtos. Essa resolução tem como principal objetivo garantir a segurança e a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos destinados ao consumo humano, abrangendo toda a cadeia produtiva, desde a produção primária até a comercialização final.

Nesse contexto, a ANVISA define claramente quais tipos de matérias estranhas são consideradas inevitáveis, aquelas que indicam falhas nas boas práticas ou as que representam risco à saúde do consumidor. Para assegurar a conformidade dos produtos alimentícios, são estabelecidas metodologias analíticas padronizadas e critérios objetivos para a interpretação de resultados laboratoriais. Além disso, a resolução detalha a responsabilidade dos diversos setores envolvidos na produção e comercialização dos alimentos em aplicar boas práticas com o intuito de minimizar a ocorrência dessas contaminações.

Com base nessas diretrizes, laboratórios e agentes envolvidos na cadeia alimentar devem estar atentos às condições e critérios explicitados pela RDC n.º 623/2022, visando garantir não apenas o cumprimento da legislação vigente, mas principalmente a proteção da saúde pública.
No contexto da análise de alimentos, a detecção de fragmentos de insetos é uma prática consolidada em laboratórios de controle de qualidade. Sobre os métodos utilizados para essa detecção, assinale a alternativa correta.
Diversas técnicas de microscopia possibilitam o processamento de imagens revelando detalhe específicos, nesse sentido a microscopia mais indicada para estudos de materiais biológicos, paredes celulares, moléculas de DNA, espermatozoides, colágenos e detecção de substâncias minerais em tecidos, deve ser a:
mostrar texto associado
Analise as afirmativas a seguir.
I. Os procedimentos que incluem a coleta das amostras; montagem de lâminas; coloração; e, análises macroscópicas e microscópicas – inicial e final, são atos que podem ser compartilhados por todos os profissionais da área de saúde.
II. A função da mistura formaldeído/glutaraldeído é promover a interrupção da autólise para que as estruturas teciduais se mantenham intactas, uma vez que moléculas de dióxido de carbono começam a se acumular devido à falta de oxigenação, fazendo com que enzimas lisossomais matem as células.
III. O emprego dos micrótomos tipo rotatório, cuja navalha é fixa, do tipo corrediça e se move, assegura que sejam obtidas amostras com espessura superior a 10 mm, adequada à passagem de luz.
IV. A etapa de retirada de água da amostra tecidual empregando benzeno ou benzoato metílico é necessária, uma vez que a parafina utilizada para impregnação e inclusão é hidrofóbica e não consegue penetrar no tecido hidratado.
V. O tratamento com xilol, etapa denominada diafanização, objetiva remover o reagente empregado na desidratação para aumentar a afinidade entre as estruturas do tecido e o material de impregnação e inclusão.

Está correto o que se afirma apenas em
mostrar texto associado
Assinale a sequência correta dos materiais empregados nas etapas de fixação; descalcificação; desidratação; clarificação; e, inclusão, durante o processamento de amostras teciduais.