Filtrar


Questões por página:
Segundo Nilson Lage, o lead clássico é aquele cuja ordenação dos elementos da proposição – Quem? O quê? Fez o que? Quando? Onde? Como? Porque? Para que? - se dá a partir da notação mais importante.

Mas, quando fatos sucessivos são alinhados para conduzir ao clímax, como um conto de poucas linhas, temos o lead
Sobre a organização das informações nos textos jornalísticos destinados à mídia impressa, leia o trecho a seguir.

Nas edições em papel o espaço é finito e, como tal, toda a organização informativa segue um modelo que procura rentabilizar a mancha disponível. O jornalista recorre a técnicas que procuram encontrar o equilíbrio perfeito entre o que se pretende dizer e o espaço disponível para o fazer, pelo que o recurso à pirâmide invertida faz todo o sentido. O editor pode sempre cortar um dos últimos parágrafos sem correr o risco de cortar o sentido à notícia.
CANAVILHAS, J. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (org.). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Universidade da Beira,2006, p.7.

Esse tipo de corte, informado pelo autor, é possível, pois, de acordo com o modelo de pirâmide invertida,
Muniz Sodré, relevante pesquisador da Comunicação Social coloca que na televisão, “o repórter participa da ação e deixa de ser um mero observador, para tornar-se parte da narrativa.”
De acordo com Sodré, uma reportagem de natureza narrativo-expositiva para as mídias televisivas deve ser:
Todo jornalista intermedia o fato ou fonte de informação e o leitor. Essa intermediação se dá, principalmente, através de:
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news