Filtrar


Questões por página:
Considerando o jargão jornalístico, o significado CORRETO de “suíte” é:
A pauta, elemento fundamental das rotinas jornalísticas, é um guia para o trabalho do repórter. Sobre o assunto, determine V para verdadeiro e F para falso.

(__)Proposta de notícia e/ou reportagem entregue para o repórter para ser realizada.
(__) A pauta define os ângulos a serem abordados do assunto proposto e das possíveis fontes.
(__)O repórter deve seguir à risca a proposta da pauta, embora, na apuração, encontre informação mais interessante do que a inicialmente imaginada.
(__)As pautas eram comuns no século passado. Nas últimas décadas, porém, a partir da adoção de novas tecnologias no jornalismo, elas caíram em desuso.
(__) Há pautas programadas e outras que acontecem de forma inesperada, como a cobertura de enchentes e acidentes, por exemplo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
O jornal “Diário Carioca” marcou a história do jornalismo brasileiro pelo seu caráter inovador. A partir de 1950 passou a implementar, de forma pioneira, as técnicas de redação características do jornalismo moderno. Considerando as inovações adotadas, assinale a alternativa CORRETA.
Segundo Nilson Lage, o lead clássico é aquele cuja ordenação dos elementos da proposição – Quem? O quê? Fez o que? Quando? Onde? Como? Porque? Para que? - se dá a partir da notação mais importante.

Mas, quando fatos sucessivos são alinhados para conduzir ao clímax, como um conto de poucas linhas, temos o lead
Visualizar Questão Comentada
Sobre a organização das informações nos textos jornalísticos destinados à mídia impressa, leia o trecho a seguir.

Nas edições em papel o espaço é finito e, como tal, toda a organização informativa segue um modelo que procura rentabilizar a mancha disponível. O jornalista recorre a técnicas que procuram encontrar o equilíbrio perfeito entre o que se pretende dizer e o espaço disponível para o fazer, pelo que o recurso à pirâmide invertida faz todo o sentido. O editor pode sempre cortar um dos últimos parágrafos sem correr o risco de cortar o sentido à notícia.
CANAVILHAS, J. Webjornalismo: Da pirâmide invertida à pirâmide deitada. In BARBOSA, S. (org.). Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã: Universidade da Beira,2006, p.7.

Esse tipo de corte, informado pelo autor, é possível, pois, de acordo com o modelo de pirâmide invertida,