Filtrar


Questões por página:
Um agente responsável pela segurança de um evento no qual as pessoas são, em geral, adultos foi informado de que um dos participantes, com mais de 60 (sessenta) anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e necessita de uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Esse agente, treinado em RCP, sabendo que houve uma nova orientação apresentada pela American Heart Association (AHA), em 2010, adotou as providências necessárias. Considere que as abreviaturas A (vias aéreas), B (insuflações) e C (compressões) são utilizadas para auxiliar a memorização da sequência correta. Conforme a Diretriz RCP de 2010 da AHA, qual a sequência correta para esse agente realizar a RCP?
Entre os profissionais que atuam na área de segurança patrimonial, há um entendimento de que não existe segurança perfeita, total ou absoluta. Eles afirmam que o que existe é segurança satisfatória. Dentre as afirmações abaixo, qual NÃO propicia uma segurança satisfatória?

Sobre as técnicas de defesa pessoal, considere:

I. O caráter principal da defesa pessoal é o uso da força, podendo ser aplicado aos oponentes de maiores dimensões ou com força muscular.

II. A aplicação de golpes em pontos sensíveis ou traumáticos a fim de imobilizar o adversário não gera responsabilidade civil, devido à legítima defesa no exercício de suas atividades.

III. Para dominar o adversário o mais rápido possível, utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar maiores riscos de acidentes ou lesões.

IV. No âmbito civil, tenta-se dominar o adversário de maneira segura, podendo ocasionar alguns danos ao adversário por legítima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal.

V. A defesa pessoal é baseada nos fundamentos de alguns esportes e/ou artes marciais que têm em sua essência os princípios das alavancas e a garantia da integridade pessoal.

Está correto o que se afirma APENAS em

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

O PM que, estando de serviço, sofra agressão física de um civil pode agir em legítima defesa, repelindo a agressão, que deverá ser atual e iminente. Entretanto, se o policial exceder-se no uso dos meios necessários, poderá responder dolosa ou culposamente pelo excesso.

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

Será processado e julgado pela correspondente justiça militar o PM que, em uma operação policial, disparar sua arma de fogo e, dolosamente, atingir um civil, se este vier a óbito instantaneamente.