Filtrar


Questões por página:
Sobre os métodos imunológicos, assinale a alternativa INCORRETA.
A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, é uma doença provocada pelo fator Rh e caracterizada pela destruição das hemácias do feto ou do recém-nascido. As consequências dessa doença são graves, podendo ocasionar a morte do feto. A partir da segunda gestação, ou após a sensibilização por transfusão sanguínea, caso o segundo filho for Rh +, o organismo materno já possui anticorpos prontos para aquele antígeno e o feto poderá desenvolver a eritroblastose fetal. O diagnóstico precoce pode ser feito pela tipagem sanguínea da mãe e do pai durante a gestação. Considerando o exposto, qual é o método de diagnóstico utilizado para detectar se a mãe está produzindo anticorpos?
É uma técnica que permite a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda:
A respeito dos testes de imunofluorescência, analise os itens abaixo:

I- Os anticorpos marcados pela técnica de imunofluorescência são de grande utilidade para a identificação de antígenos bacterianos.

II- A reação de imunofluorescência pode ser direta e indireta.

III- O teste de imunofluorescência é caracterizado pela capacidade da célula do hospedeiro de bloquear as toxinas bacterianas.

Analisadas as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
Técnica diagnóstica chamada de técnica de dupla camada, é realizada por antígenos fixados em uma lâmina, onde se aplica primeiro um anti-corpo específico não fluorescente. E por último coloca-se um anticorpo fluorescente com especificidade marcada contra determinantes antigênicos do primeiro anticorpo utilizado para reagir com o antígeno. Seu resultado é visualizado em microscópio de fluorescência e cujas aplicações incluem detecção de anticorpos específicos contra diversos microrganismos, sendo bastante empregada para diagnóstico de doenças autoimunes. A técnica citada é: