Filtrar


Questões por página:
A produção de moradias, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), tem utilizado amplamente a alvenaria estrutural, principalmente por ser tratar de um sistema construtivo racionalizado.
A alvenaria estrutural é considerada um sistema construtivo racionalizado principalmente porque
A ABNT NBR 15220-3 trata do zoneamento bioclimático brasileiro e aponta diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Assim como a NBR 15575 – Norma de Desempenho, a NBR 15220 também é referência de boas práticas para edificações de uso público. Por conta das características climáticas, o Rio de Janeiro encontra-se na zona bioclimática Z8 que define, para vedações externas, aberturas e sombreamento, as seguintes diretrizes: utilizar paredes e coberturas leves e refletoras, adotar grandes aberturas para ventilação e sombrear as aberturas.
Nesse contexto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Aberturas grandes são definidas por vão maiores que 40% da área do piso do ambiente, mas há de se considerar que quanto maior é a área de ventilação, a depender do tipo de fechamento, maior será a superfície exposta à radiação solar.
( ) Existem diversas soluções de sombreamento das aberturas, pode-se considerar elementos incorporados à edificação (brises, persianas, marquises e outros) ou externos a ela (vegetação, geometria do terreno, geometria das edificações do entorno, e outros).
( ) As vedações externas que estiverem orientadas para oeste, com maior exposição à radiação no período da tarde, devem priorizar grandes aberturas para ventilação (maiores que 40% da área do piso) em detrimento do sombreamento e da composição construtiva da parede.

As afirmativas são, respectivamente,
Considerando o setor da construção civil um potencial consumidor de energia não renovável, emissor de resíduos e de poluentes no meio ambiente, há de se considerar soluções de projeto em compromisso com a sustentabilidade com vistas a mitigar esses impactos. A norma ABNT NBR 15.575 - Norma de Desempenho, que está em vigor desde 2013, apesar de ser direcionada para edificações habitacionais, também é utilizada como referência de boas práticas para edificações de uso público. Dito isso, considere o caso hipotético da demanda de projeto para um terminal intermodal de transporte público, que está na etapa de decisão sobre os sistemas de vedação externos (paredes e coberturas) e que se alinha com a NBR 15.575 em compromisso com a eficiência energética.
Sobre as diretrizes relacionadas ao critério de desempenho térmico, que podem ser aplicadas ao projeto, avalie os itens a seguir.

I. Considerar índices adequados de permeabilidade e/ou estanqueidade da envoltória em relação às condicionantes do meio externo, especialmente a radiação solar e aos ventos dominantes.
II. Reduzir a necessidade de consumo de energia de sistemas de climatização artificial (aquecimento e refrigeração), com vistas a proporcionar temperaturas internas adequadas.
III. Determinar os materiais considerando índices adequados de refletância solar e condutividade térmica em relação às condicionantes do meio externo.

Está correto o que se afirma em

Acerca do projeto executivo de arquitetura, bem como do detalhamento e da fiscalização de obra, julgue o item seguinte.


Esquadrias de alumínio possuem ampla comercialização, trazem um aspecto rústico às residências e necessitam de cuidados por meio da aplicação de verniz e de pinturas.

Durante o desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma edificação multifuncional de pequeno porte, localizada em área urbana consolidada, o arquiteto decide aplicar os princípios da coordenação modular e dimensional. A intenção é favorecer a racionalização construtiva, a compatibilidade entre componentes e a possibilidade de adaptações futuras, com menor desperdício de materiais e maior padronização de elementos.
De acordo com a ABNT NBR 15873:2024, uma diretriz compatível com esse tipo de abordagem projetual é: