Questões de Concurso
Filtrar
94 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 19
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
A análise de postagens em redes sociais digitais tem sido utilizada por organizações e pesquisadores para compreender sentimentos e emoções expressas pelos usuários em torno de algum tópico de interesse.
Sobre a análise de sentimentos, avalie as afirmativas a seguir.
I. A análise de sentimentos é fundamental para a gestão de crises, pois durante eventos negativos o monitoramento de sentimentos facilita respostas rápidas e direcionadas, podendo minimizar danos à imagem da instituição.
II. A análise de sentimentos é aplicada às interações em texto, pois, apesar dos desenvolvimentos tecnológicos e do uso de inteligência artificial, não pode ser aplicada a dados multimodais, como voz e imagem.
III. A análise de sentimentos é pouco utilizada na área de marketing, devido aos desafios éticos ligados à privacidade dos dados dos perfis dos usuários pesquisados e ao viés do algoritmo no uso de inteligência artificial.
Está correto o que se afirma em:
Sobre a análise de sentimentos, avalie as afirmativas a seguir.
I. A análise de sentimentos é fundamental para a gestão de crises, pois durante eventos negativos o monitoramento de sentimentos facilita respostas rápidas e direcionadas, podendo minimizar danos à imagem da instituição.
II. A análise de sentimentos é aplicada às interações em texto, pois, apesar dos desenvolvimentos tecnológicos e do uso de inteligência artificial, não pode ser aplicada a dados multimodais, como voz e imagem.
III. A análise de sentimentos é pouco utilizada na área de marketing, devido aos desafios éticos ligados à privacidade dos dados dos perfis dos usuários pesquisados e ao viés do algoritmo no uso de inteligência artificial.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
A respeito das redes sociais digitais, relacione cada tipo de rede social, de acordo com sua função primária, ao exemplo correspondente listado a seguir.
Tipos de redes sociais:
1. Redes sociais de comunicação: voltadas para agilizar e facilitar a troca de mensagens em tempo real.
2. Redes sociais de recomendações: plataformas de compartilhamento de indicações e descobertas de conteúdos, sobretudo visuais.
3. Redes sociais de microblogging: com serviços de posts curtos são, muitas vezes, similares a um diário pessoal.
4. Redes sociais profissionais: dedicadas à oferta, à busca de oportunidades de trabalho e ao compartilhamento de conhecimento.
5. Redes sociais baseadas em mídia: voltadas para streaming multimídia e interação entre usuários e criadores de conteúdo.
6. Redes sociais de comunidades: tem como foco a criação de comunidades e a participação coletiva.
Exemplos:
( ) LinkedIn
( ) Youtube
( ) Reddit
( ) X (antigo Twitter)
( ) Pinterest
( ) Whatsapp
A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
Tipos de redes sociais:
1. Redes sociais de comunicação: voltadas para agilizar e facilitar a troca de mensagens em tempo real.
2. Redes sociais de recomendações: plataformas de compartilhamento de indicações e descobertas de conteúdos, sobretudo visuais.
3. Redes sociais de microblogging: com serviços de posts curtos são, muitas vezes, similares a um diário pessoal.
4. Redes sociais profissionais: dedicadas à oferta, à busca de oportunidades de trabalho e ao compartilhamento de conhecimento.
5. Redes sociais baseadas em mídia: voltadas para streaming multimídia e interação entre usuários e criadores de conteúdo.
6. Redes sociais de comunidades: tem como foco a criação de comunidades e a participação coletiva.
Exemplos:
( ) Youtube
( ) X (antigo Twitter)
A sequência correta, segundo a ordem apresentada, é:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
Observe a figura a seguir.
Ela representa a pirâmide do engajamento, proposta pela pesquisadora Charlene Li, em 2010, para classificar como as pessoas realizam atividades e se envolvem nas plataformas sociais.
Com base no modelo, no nível:
Ela representa a pirâmide do engajamento, proposta pela pesquisadora Charlene Li, em 2010, para classificar como as pessoas realizam atividades e se envolvem nas plataformas sociais.
Com base no modelo, no nível:
Concurso:
PGM - RJ
Disciplina:
Comunicação Social
De acordo com ABNT NBR 17225, que trata da acessibilidade em conteúdo e aplicações web, “imagens facilitam a compreensão e tornam o conteúdo mais amigável ao transmitir informações de forma visual”.
Mas, para garantir a integral acessibilidade comunicacional, as imagens
Mas, para garantir a integral acessibilidade comunicacional, as imagens
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Comunicação Social
Na era da informação digital, a alfabetização midiática tornou-se crucial para interpretar e navegar no vasto oceano de conteúdo online. Considerando os debates atuais sobre este tema, analise as seguintes afirmações e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(_)Embora seja incentivada como uma possibilidade eficaz de combate à desinformação e às fake news, a alfabetização midiática e informacional tem sido ponderada em estudos recentes, como o dos autores Emma Hoes e Brian Aitken, entre outros, por trazer o risco de uma desconfiança generalizada da mídia, tornando as pessoas céticas e desconfiadas de todas as informações, inclusive as precisas.
(_)Os conceitos de literacia digital e midiática têm como principal diferença o fato de a primeira estar relacionada à educação para a internet e a segunda, à educação para a mídia. Porém, podem ser entendidas como noções complementares.
(_)A alfabetização midiática se resume principalmente ao aprendizado de ferramentas tecnológicas, como redes sociais e editores de vídeo, de modo a identificar os processos técnicos que envolvem a produção de conteúdo digital, considerando que os conteúdos falsos circulam sobretudo nesses ambientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(_)Embora seja incentivada como uma possibilidade eficaz de combate à desinformação e às fake news, a alfabetização midiática e informacional tem sido ponderada em estudos recentes, como o dos autores Emma Hoes e Brian Aitken, entre outros, por trazer o risco de uma desconfiança generalizada da mídia, tornando as pessoas céticas e desconfiadas de todas as informações, inclusive as precisas.
(_)Os conceitos de literacia digital e midiática têm como principal diferença o fato de a primeira estar relacionada à educação para a internet e a segunda, à educação para a mídia. Porém, podem ser entendidas como noções complementares.
(_)A alfabetização midiática se resume principalmente ao aprendizado de ferramentas tecnológicas, como redes sociais e editores de vídeo, de modo a identificar os processos técnicos que envolvem a produção de conteúdo digital, considerando que os conteúdos falsos circulam sobretudo nesses ambientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: