Filtrar


Questões por página:
A respeito do processo de integração vertical, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos dentro das fronteiras de uma mesma empresa é conhecida como “terceirização produtiva”.
II. Integração para a frente ocorre quando a empresa incorpora estágios mais próximos da ponta final da cadeia de valor, isto é, do consumidor final.
III. Integração para trás consiste na integração dos estágios mais próximos à geração e processamento de insumos básicos da empresa, tais como matérias-primas brutas.
IV. A indústria petrolífera é um exemplo de integração vertical. V. A indústria automobilística possui fortes elementos de integração para a frente.
A respeito da desverticalização produtiva das empresas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Uma de suas principais formas de manifestação é o outsourcing. II. A terceirização é uma forma de outsourcing. III. A terceirização é um processo que demanda a análise das capacidades centrais e das competências da empresa antes de decidir quais atividades e processos devem ser terceirizados. IV. A joint-venture é uma forma de desverticalização produtiva.
Analise as afirmativas abaixo a respeito da teoria da produção e assinale a alternativa correta.
I. Na eficiência de produção, todas as alocações ótimas estão situadas na curva de contrato.
II. Se uma alocação B é Pareto-eficiente enquanto uma alocação A não é Pareto-eficiente, então B é socialmente preferível a A.
III. A fronteira de possibilidade de produção é obtida a partir do conjunto de produção eficiente.
IV. O segundo teorema do bem-estar implica que problemas de distribuição e eficiência podem ser separados.
V. Pela lei de Walras, em mercado de n bens, se n-1 bens estiverem em equilíbrio, é possível que no enésimo bem haja excesso de demanda.
No longo prazo, o equilíbrio da firma no mercado de concorrência perfeita é dado pela igualdade entre o preço prevalecente no mercado e o custo marginal de produção. Além disso, a inexistência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado faz com que esse equilíbrio necessariamente se dê no ponto em que:
A possibilidade, no longo prazo, do aumento da quantidade de todos os fatores de produção (capital, trabalho e outros) pressupõe que as empresas possam alterar inclusive o tamanho das suas instalações, ou seja, a escala das suas operações. Sendo assim, uma função de produção do tipo Y = m KbLa evidenciará retornos decrescentes de escala no caso em que: