Filtrar


Questões por página:
A guarda dos arquivos se inscreve na duração, no tempo longo da vida dos homens e das instituições, ao contrário das necessidades da comunicação, da informação e, em geral, da documentação, que são orientadas para a atualidade e o imediato.

Neste trecho de seu livro Arquivos para quê? (São Paulo, 2010), Bruno Delmas refere-se ao binômio
mostrar texto associado
A proposta dos portugueses para a avaliação de documentos não trabalha com a teoria dos valores, mas com a pertinência, a frequência e a densidade da informação.
mostrar texto associado
A gestão documental apareceu como nova área com estreito vínculo com a administração e distinta da arquivística, sendo esta considerada, no período entre as grandes guerras mundiais, como preocupada apenas com a documentação de interesse histórico.
mostrar texto associado
As classificações adotadas na organização dos arquivos, como resultado das concentrações em massa dos arquivos e das concepções teóricas racionalistas dos séculos XVIII e XIX, na prática, não contribuíram para qualquer aperfeiçoamento arquivístico.
mostrar texto associado
O conhecimento arquivístico é tributário da expansão das empresas privadas com suas complexas necessidades informacionais e também vinculado a essa mesma expansão.