Filtrar


Questões por página:
Considerando o modelo keynesiano simples, analise as proposições abaixo.
I. A propensão marginal a consumir é um indicador que relaciona variações no consumo a acréscimos na poupança.
II. Variação autônoma no consumo gera impacto sobre a renda inferior àquele decorrente de uma variação de mesmo montante no investimento.
III. Considerando economia fechada e com governo, a poupança é determinada exogenamente para igualar ao investimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
No modelo keynesiano básico em equilíbrio agregativo de curto prazo, tem-se a seguinte configuração macroeconômica:
Consumo (C) = 10 + 0,5 (Y - T),
Investimento (I) = 12,
Impostos (T) = 10,
Importações (M) = 10,
Exportações (X) = 15, e
Gastos do governo (G) = 20.
Com base nessas informações, assinale o ponto de equilíbrio, ou seja, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) em que a demanda agregada é igual à produção agregada.
Seja uma economia aberta no modelo keynesiano, com demanda agregada doméstica dada por DA = 250 + 0,8Y − 2500i (onde Y é o nível de renda e i é a taxa de juros). As exportações são X = 300 e as importações são M = 0,2Y. Considere i = 0,02. Sabendo que, em equilíbrio, o nível de renda corresponde à soma da demanda agregada doméstica com o saldo da balança comercial, o nível de equilíbrio da renda dessa economia é igual a:

A questão da globalização tem estado cada vez mais presente nos debates sobre transformações globais e nacionais, assim como nas discussões sobre alternativas de estratégias e políticas. A globalização financeira e a volatilidade dos fluxos financeiros internacionais possuem múltiplas visões. A visão que considera que a volatilidade decorre da “paranoia anti-inflacionária” e da insuficiência de demanda agregada, e propõe como solução uma maior coordenação macroeconômica dos países desenvolvidos, denomina-se:

Quando um banco concede empréstimo, a partir de um certo nível de reservas, ele não entrega o dinheiro ao cliente diretamente. Ele credita os fundos em sua conta corrente. O banco inscreve, do lado dos ativos, um empréstimo, e do lado dos passivos, um depósito. Essa relação entre a variação nas reservas e a alteração final nos depósitos denomina-se: