Filtrar


Questões por página:

Entende-se a psicologia como a ciência que tem como objetivo estudar e compreender o ser humano em seus aspectos psíquicos, emocionais e comportamentais. A diversidade da psicologia se estende através de inúmeras técnicas e teorias estudadas, se expandindo por variados campos de atuação.


Sobre as várias técnicas e teorias que constituem a ciência da psicologia, assinale a alternativa INCORRETA:

A partir das contribuições de Jean Piaget para a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
( ) A epistemologia estruturalista perpassa a concepção piagetiana de desenvolvimento cognitivo.
( ) A maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator de equilibração ou autorregulação desempenham papéis fundamentais no processo de desenvolvimento.
( ) A adaptação da criança ao mundo em que ela vive ocorre a partir do processo de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.


Assinale a sequência correta.
O inconsciente é considerado o núcleo da teoria psicanalítica. Isso faz com que as técnicas dessa abordagem de psicoterapia tenham a finalidade de acessar a parte mais profunda e desconhecida da mente humana, onde se encontram os desejos, os impulsos, as lembranças e os conflitos reprimidos que influenciam o comportamento, o pensamento e a personalidade de um indivíduo. Diante do exposto, quanto às técnicas da psicanálise, assinale a afirmativa correta.
A teoria de campo de Kurt Lewin propõe que o comportamento humano é determinado pela interação entre o indivíduo e o ambiente; essa interação pode ser representada por meio de conceitos da geometria e da física, como a topologia e os vetores. Isso permite afirmar que a psicologia topológica pode ser empregada para descrever e classificar os fenômenos psicológicos, porque estuda
João é um estudante de psicologia que está aprendendo sobre a teoria dos construtos pessoais de George Kelly. Ele entende que essa teoria propõe que as pessoas criam modelos mentais da realidade para prever os eventos e que esses modelos são formados por construtos pessoais; as categorias descritivas que usamos para conceituar eventos. Além disso, ele também sabe que os construtos pessoais são dicotômicos e bipolares, ou seja, que entendemos a personalidade e a experiência humana em geral a partir de adjetivos com polos opostos. No entanto, João tem dúvidas sobre como os construtos pessoais se relacionam com o comportamento e a personalidade das pessoas. Ele decide pesquisar mais sobre o assunto e encontra um texto que explica os onze corolários da teoria de Kelly, que são princípios que derivam do postulado fundamental de que todos os processos psicológicos de um indivíduo dependem da forma como ele antecipa os eventos. Com base nesse texto, o corolário capaz de explicar que as pessoas podem mudar os seus construtos pessoais, quando eles se mostram ineficazes para prever os eventos, é: