Filtrar


Questões por página:
A teoria psicológica Existencialista enfatiza que a existência humana é permeada por questões essenciais, como a busca de sentido e propósito na vida. Nesse contexto, a “liberdade de escolha” é uma das questões fundamentais da Psicologia existencialista. Segundo essa premissa, os indivíduos devem ser considerados como...
René Spitz foi um importante psicanalista e desenvolvimentista que contribuiu significativamente para o estudo da psicologia do desenvolvimento infantil. Analise as questões a seguir e indique a alternativa que considera corretamente as contribuições desse teórico.

I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.
A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, é uma das abordagens mais conhecidas em psicoterapia individual. Na perspectiva psicanalítica, o "Id" representa:
A psicanálise de Sigmund Freud é caracterizada pela concepção de que a personalidade do indivíduo se estrutura e desenvolve pela reação a quatro fontes de tensão. São elas:
Ana Freud (1949), afirma que os mecanismos de defesa são vistos como medidas de proteção que o ego adota diante dos impulsos provenientes do id, que é regido apenas pelo princípio do prazer. Na sequência, marque o item na qual Swanson (1961), não considerou como mecanismo de defesa, mas apenas consciência da dependência em relação ao meio.