Filtrar


Questões por página:
Quais são as fases do desenvolvimento descritas pela psicologia do desenvolvimento estudada por Piaget?
Dentre os diversos autores que estudaram os processos de desenvolvimento e de aprendizado, destaca-se a contribuição de Jean Piaget. De acordo com Coelho (2014): “Piaget não construiu teorias sobre ensino e aprendizagem, mas elaborou uma teoria sobre as fases do desenvolvimento mental do ser humano e o modo como o conhecimento era construído pelo indivíduo. As ideias de Piaget sobre a construção do conhecimento inspiraram várias teorias e práticas educacionais, agrupadas sob o rótulo de construtivismo. No Brasil, os trabalhos de Piaget começaram a ser mais divulgados a partir da década de 1980.” (COELHO,2014, p.79)
Assinale a alternativa incorreta sobre o estágio sensório-motor (até 2 anos de idade) apresentado por Piaget:
mostrar texto associado
No período pré‐operatório de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, a criança consegue estabelecer relações de causa e efeito e de meio e fim, sequenciar ideias ou eventos, trabalhar com ideias simultaneamente e formar o conceito de números.
mostrar texto associado
Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, sendo cada período caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor em determinadas faixas etárias.
A obra de La Taille (2019) apresenta o pensamento de Piaget, Vigotski e Wallon. Leia com atenção as cinco afirmativas abaixo sobre essa obra:
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS