Questões de Concurso
Filtrar
491 Questões de concurso encontradas
Página 31 de 99
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Barbalha - CE
Disciplina:
Psicologia
Acerca das Teorias da Personalidade, é INCORRETO afirmar que:
Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.
Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados. ( ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa. ( ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam. ( )Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado. A sequência está correta em
Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto do universo interior subjetivo. Analise as afirmativas. I. O pensamento é o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão. II. O sentimento é o processo subjetivo de ponderação e de avaliação. III. A sensação é a percepção consciente dos objetos físicos. IV. A intuição envolve a percepção de maneira inconsciente. Estão corretas as afirmativas