Questões de Concurso
Filtrar
492 Questões de concurso encontradas
Página 31 de 99
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Psicologia
Tendo como base as contribuições das principais escolas de psicologia que se debruçaram sobre o desenvolvimento para a educação, julgue o item.
Segundo Melanie Klein, na fase de zero a seis meses de vida, o bebê se encontra na posição depressiva.
Segundo Melanie Klein, na fase de zero a seis meses de vida, o bebê se encontra na posição depressiva.
Disciplina:
Psicologia
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Barbalha - CE
Disciplina:
Psicologia
Acerca das Teorias da Personalidade, é INCORRETO afirmar que:
Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.
Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados. ( ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa. ( ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam. ( )Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado. A sequência está correta em