Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas – especialmente diante de situações de conflito – são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio que podem ocorrer em indivíduos durante a segunda infância e a adolescência.

II. Spitz concluiu que, quando há uma perturbação na relação entre a mãe e o filho, essa perturbação vai influenciar o estabelecimento das relações de objeto, e podem ser observadas as afecções psicotóxicas – termo esse utilizado por Spitz para designar tais perturbações.


Marque a alternativa CORRETA:

Leia abaixo, o trecho extraído de Guimarães e Saeki (2007):

... “Nise Magalhães da Silveira nasceu em Maceió em 15 de fevereiro de 1905. Formou-se pela Faculdade de ______ da Bahia em 1926. Em 1933, aprovada por concurso público, torna-se ______ da antiga Assistência a Psicopatas e Profilaxia no Rio de Janeiro. Fundou em 1946 a Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR) do Centro Psiquiátrico Nacional no Engenho de Dentro na cidade ______. Em 1952, a partir do trabalho desenvolvido nesta seção do hospital, criou o Museu de ______. Mantinha contato e intercâmbio com ______, de quem traz grande influência para o Brasil através de cursos, simpósios e conferências, além da aplicação prática de contribuições junguianas e da publicação de vários estudos relacionados”...


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
No que se refere às teorias da personalidade, é correto afirmar que

Os discursos oficiais que costumam atribuir a causa da delinquência à ausência do pai nas famílias remontam a várias décadas passadas. Nesse sentido, o psicanalista francês Jacques Lacan deu importante contribuição, desde a década de 50, em contraponto aos movimentos assistenciais, religiosos e higienistas que visavam restaurar as famílias segundo o modelo biológico e nuclear.

Para Lacan, o que importa a cada sujeito é que se opere a função paterna que:

Em Psicologia das Massas e Análise do Ego (1921), Freud coloca em primeiro plano o processo coletivo de submissão ao líder, no qual os indivíduos identificam-se uns aos outros ao mesmo tempo em que colocam um só e mesmo objeto no lugar do: