Filtrar


Questões por página:
A Teoria do Espelho propõe que o jornalista seja um

A hipótese de newsmaking dá especial ênfase à produção de informações, ou melhor, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia. Deste modo, é especialmente sobre o emissor, no caso o profissional da informação, visto enquanto intermediário entre o acontecimento e sua narratividade, que é a notícia, que está centrada a atenção destes estudos, que incluem sobremodo o relacionamento entre fontes primeiras e jornalistas, bem como as diferentes etapas da produção informacional, seja ao nível de captação da informação, seja em seu tratamento e edição e, enfim, em sua distribuição.

Hohlfeldt, Martino e França, Veiga.2010.


Considerando o fragmento lido, avalie estas afirmações.


I. Nas reflexões do newsmaking não se aplicam, dentre os vários temas possíveis, os estudos do gatekeeping ou filtragem da informação.

II. O jornalismo é uma construção social da realidade, uma vez que está submetido a uma série de pressões sociais.

III. O conjunto de princípios, pelos quais o acontecimento é avaliado pelos meios de comunicação de massa e seus profissionais em sua potencialidade de transformar-se em notícia, chama-se valores-notícia.


A seguir, assinale a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS.

O advento da internet implicou uma redefinição das práticas jornalísticas. A multiplicidade de canais disponíveis para divulgação de notícias na web e o desenvolvimento dos modelos colaborativos, apontam para um jornalista que não somente seleciona as notícias a serem veiculadas, mas também agrega à sua produção e distribuição de conteúdo, a contribuição dos usuários dos meios digitais.


Essa prática é problematizada pela teoria do

Para Jean Baudrillard, os meios de comunicação são apenas uma parte do processo de transformação da realidade em um signo do próprio real.
Assinale a opção que apresenta a denominação que ele dá a essa parte do processo.
O modelo que reforça a assimetria entre a quantidade de notícias possíveis e as efetivamente publicadas, proposto nos anos 1950, é conhecido como modelo do (a)