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Na síntese de ATP no cloroplasto, a energia liberada pelos elétrons nas cadeias transportadoras é utilizada para forçar prótons (íons de hidrogênio, representados por H+ ) a passar do estroma para o espaço interno dos tilacoides, onde se acumulam. Os íons H+ acumulados tendem a retornar ao estroma, mas a membrana do tilacoide é impermeável à sua saída. Por isso, tais íons só podem voltar ao estroma atravessando uma estrutura presente na membrana do tilacoides conhecida por:
Em um estudo de toxicidade, camundongos foram expostos a um pesticida que pretende-se lançar ao mercado, e obteve-se a seguinte tabela onde mostra-se a quantidade ingerida (mg) versus fração de camundongos que morreram.
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A LD50 aproximada é:
Pela definição da EPA (Environmental Protect Agency, dos EUA), uma substância perigosa é: "Uma substância que em razão da sua quantidade, concentração, características físicas, químicas ou infecciosas, pode causar ou contribuir consideravelmente para um aumento na mortalidade (...)".
No quadro A, são encontradas algumas classificações de resíduos, no quadro B são encontradas algumas substâncias químicas consideradas perigosas.
Quadro A 1. Resíduo inflamável 2. Resíduo corrosivo 3. Resíduo Tóxico 4. Resíduo de origens específicas
Quadro B I. H2SO4 II. Hg III. Lodo de tratamento de água residual de produção de coque IV. C2H5OH
Faça uma associação entre os quadros A e B e assinale a alternativa correta.
Em microbiologia Clínica são utilizados diferentes meios de cultura que entre suas classificações podem ser: seletivos ou diferenciais; sintético ou complexos; sólidos, semissólidos ou líquidos. Dentre essas características temos:
I. Meios de culturas sintéticos são aqueles que a composição química é qualitativa e quantitativamente conhecida. II. Os meios seletivos servem para suprimir algum microrganismo indesejado ou favorecer algum de interesse. III. Os meios diferenciais são aqueles que conferem características especiais às colônias. Em situações normais, elas seriam idênticas.
Assinale alternativa correta.
O ensino de Química na educação básica pode ser feito por meio da construção, do exercício e da discussão de três níveis de conhecimento: o fenomenológico, o teórico e o representacional.
Compete ao nível representacional