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Concurso:
Prefeitura de Americana - SP
Disciplina:
Psicologia
É uma prática de ajuda psicológica que se baseia em uma ciência e uma filosofia do comportamento caracterizada por uma concepção naturalista e determinista do comportamento humano, pela adesão a um empirismo e a uma metodologia experimental como suporte do conhecimento e por uma atitude pragmática quanto aos problemas psicológicos (RANGÉ,2001a, p.35). É um conceito da:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
O conceito de "pensamento automático", amplamente utilizado na terapia cognitivo-comportamental refere-se a:
Concurso:
Prefeitura de Sapezal - MT
Disciplina:
Psicologia
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se baseia em dois princípios centrais: o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e emoções e, além disso:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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Considere o seguinte exemplo e as teorias citadas entre parênteses: o sintoma “comer demais” revela a doença “obesidade”, que, por sua vez, pode remeter à relação de objeto e à forma do sujeito lidar com sua angústia (Psicanálise); a uma dificuldade de interpretar sinais de fome e a hábitos de saúde inadequados, associados às crenças que a pessoa possui (CognitivoComportamental); ou às relações interpessoais em que foram estabelecidos padrões disfuncionais de interação reforçados mutuamente pelo próprio indivíduo e pelo ambiente (Sistêmica). Diante desse exemplo, é possível afirmar que o sintoma possui função protetiva, sendo esse um pressuposto comum às três teorias citadas entre parênteses nas interfaces e especificidades do processo saúde-doença.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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Um dos transtornos que não se adequa à prática da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é o Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), cuja característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. O transtorno pode persistir na idade adulta e, muitas vezes, desde a infância tem grande efeito no desenvolvimento emocional, social e cognitivo do indivíduo, sendo o tratamento farmacológico a única escolha para o caso de adultos.