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É uma abordagem de tratamento psicoterápico personalizada, não confrontativa, em que cada paciente é considerado único, ou seja, com fatores de risco e habilidades de enfrentamento diferentes. O paciente aprende que há diversos caminhos para a mudança do comportamento e que o terapeuta poderá ajudá-lo a encontrar esses caminhos por intermédio de um conjunto de intervenções semiestruturadas, objetivas e orientadas para metas bem definidas, de forma colaborativa entre o próprio paciente e seu terapeuta. Pessoas com transtornos emocionais tendem a ter “um estilo de pensar” que interpreta ou antecipa os eventos de forma negativa. Uma mudança no pensamento e sistema de crenças do paciente se dá através do tratamento com essa abordagem e visa promover uma mudança emocional e comportamental duradoura. São características da:
Psicologia Cognitiva é a escola de psicologia que estuda:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O foco e escopo de estudo da neuropsicologia tem por objetivo entender qual o papel dos sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais. O propósito da neuropsicologia é, portanto, generalizar ideias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento complexo da mente humana e discutir os sistemas cerebral, circulatório, digestivo e muscular que participam na construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividade consciente dirigida a metas. II. O estilo de questionamento usado na Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar os pacientes a reconhecerem e modificarem o pensamento desadaptativo. O questionamento socrático consiste em fazer perguntas ao paciente que estimulem a curiosidade e o desejo de inquirir. Em vez de uma apresentação didática dos conceitos da terapia, o terapeuta tenta fazer com que o paciente se envolva no processo de aprendizagem. Uma forma especial de questionamento socrático é a descoberta guiada, por meio da qual o terapeuta faz uma série de perguntas indutivas para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento.
Marque a alternativa CORRETA:
Os estudiosos do Desenvolvimento oferecem muitas explicações ou teorias sobre por que as pessoas comportam-se da maneira como o fazem. Sobre as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano listadas abaixo, julgue V para Verdadeiro ou F para Falso e marque a alternativa que corresponde à sequência do correto julgamento feito:
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
Conforme descrito por Harré (2002), o sistema epistemológico da Ciência Cognitiva adaptou o modelo racional de conhecimento em dois níveis complementares de cognição: a representação elementar e a representação da faculdade da representação. Esses níveis correspondem, respectivamente: