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O conceito de "pensamento automático", amplamente utilizado na terapia cognitivo-comportamental refere-se a:
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se baseia em dois princípios centrais: o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e emoções e, além disso:
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Considere o seguinte exemplo e as teorias citadas entre parênteses: o sintoma “comer demais” revela a doença “obesidade”, que, por sua vez, pode remeter à relação de objeto e à forma do sujeito lidar com sua angústia (Psicanálise); a uma dificuldade de interpretar sinais de fome e a hábitos de saúde inadequados, associados às crenças que a pessoa possui (CognitivoComportamental); ou às relações interpessoais em que foram estabelecidos padrões disfuncionais de interação reforçados mutuamente pelo próprio indivíduo e pelo ambiente (Sistêmica). Diante desse exemplo, é possível afirmar que o sintoma possui função protetiva, sendo esse um pressuposto comum às três teorias citadas entre parênteses nas interfaces e especificidades do processo saúde-doença.
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Um dos transtornos que não se adequa à prática da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é o Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), cuja característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. O transtorno pode persistir na idade adulta e, muitas vezes, desde a infância tem grande efeito no desenvolvimento emocional, social e cognitivo do indivíduo, sendo o tratamento farmacológico a única escolha para o caso de adultos.
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A intervenção cognitiva pode ser realizada por meio de diversas abordagens, que para fins didáticos podem ser divididas em três grupos, a saber: estimulação, treino e reabilitação. É verdadeiro afirmar que a estimulação cognitiva foca na prática guiada para um grupo de tarefas que refletem funções cognitivas específicas, como memória, atenção ou solução de problemas, sendo indicada para pacientes com sintomas leves e moderados do transtorno a ser tratado.