Filtrar


Questões por página:
Os estudiosos do Desenvolvimento oferecem muitas explicações ou teorias sobre por que as pessoas comportam-se da maneira como o fazem. Sobre as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano listadas abaixo, julgue V para Verdadeiro ou F para Falso e marque a alternativa que corresponde à sequência do correto julgamento feito:
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
Conforme descrito por Harré (2002), o sistema epistemológico da Ciência Cognitiva adaptou o modelo racional de conhecimento em dois níveis complementares de cognição: a representação elementar e a representação da faculdade da representação. Esses níveis correspondem, respectivamente:
De acordo com a Terapia Cognitiva, os indivíduos atribuem significado a acontecimentos, pessoas, sentimentos e demais aspectos de sua vida e comportam-se de determinada maneira, construindo diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre a sua própria identidade. Em alguns momentos, a resposta habitual pode ser uma característica geral dos indivíduos dentro de determinada cultura; em outros, essas respostas podem ser idiossincráticas, derivadas de experiências particulares e peculiares de um indivíduo. Em qualquer situação, essas respostas são manifestações de:
O objetivo principal da Terapia Cognitivo-Comportamental é
Giovanna participará de uma seleção para um cargo de analista de TI em uma grande empresa. Muito insegura, ela só consegue pensar que irá gaguejar na entrevista e que fará papel de boba na dinâmica de grupo. Uma técnica da Terapia Cognitiva Comportamental que poderá ajudar Giovanna a lidar com os pensamentos ansiogênicos é