Filtrar


Questões por página:
Técnica de desobstrução de vias aéreas extratorácicas utilizada em crianças, sendo uma técnica de inspiração forçada destinada à desobstrução das vias nasofaríngeas que pode ser acompanhada ou não de instilação local de soro fisiológico, onde a criança é posicionada em decúbito dorsal. Após a desinsuflação manual, ao final do tempo expiratório, o fisioterapeuta, com o dorso de sua mão, eleva a mandíbula da criança e rapidamente realiza a oclusão da boca, o que desencadeará a respiração em alta velocidade.
A técnica é chamada de:
Os Pontos Gatilhos Miofasciais (PGMs) podem ser definidos como nódulos discretos e irritáveis, presentes dentro de uma banda tensa de um músculo, gerando dor referida; alterações sensitivas; disfunção motora; e, manifestações autonômicas. Na maioria das vezes, a queixa de dor muscular é o motivo de encaminhamento de pacientes aos serviços de reabilitação. Dentre as modalidades terapêuticas empregadas pela Fisioterapia, o ultrassom (US); o alongamento muscular; a eletroterapia; a acupuntura; a terapia manual; e, o agulhamento seco têm apresentado bons resultados. Tais recursos podem promover a inativação do ponto gatilho devido aos efeitos térmicos e/ou mecânicos. Em termos de prevalência, os pontos gatilhos miofasciais se relacionam a diversas condições clínicas com repercussões musculoesqueléticas, estando presentes em pacientes com disfunção temporomandibular; cervicalgia; síndrome do impacto; lombalgia; e, migrânea. Sobre os achados de atividade eletromiográfica relacionada aos pontos gatilhos miofasciais, assinale a afirmativa correta.

Considere a massagem terapêutica, recurso amplamente utilizado pelo fisioterapeuta, que possui bases em texto de Albert Hoffa (1900), também conhecida como massagem clássica e analise as afirmativas abaixo:


1. O deslizamento suave ou efleurage ocorre quando a massagem realiza o deslizamento sobre a pele suavemente sem tentar mover os tecidos musculares mais profundos.

2. Os movimentos de tapotagem ou percussão são uma série de batidas rápidas, administradas com as mãos relaxadas e alternadas rapidamente, com efeito penetrante no estímulo de estruturas subcutâneas.

3. A petrissage ou amassamento consiste em movimentos de amassar que pressionam e movimentam os músculos sob os dedos e as mãos, sem deslizamento sob a pele, exceto entre progressões de uma área a outra.

4. No movimento de petrissage as mãos devem se mover do ponto proximal para o ponto distal da inserção muscular, segurando paralelamente ao ponto ou em ângulos retos com as fibras musculares.

5. O movimento da massagem deve ser em direção contrária ao coração, e o contato com o paciente deve ser preservado a todo o momento para conservar o relaxamento.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Em algumas modalidades esportivas bem como no meio ocupacional, a articulação do cotovelo é tida como suscetível ao acometimento por lesões como fraturas, luxações e afecções que acometem os tecidos moles. Entre as tendinopatias mais comuns está a epicondilose lateral do cotovelo, também conhecida como “cotovelo de tenista”. Essa afecção tem origem multifatorial, porém os fatores de risco mais comentados estão vinculados a atletas que usam raquete e a trabalhadores. Sobre o programa de tratamento fisioterapêutico da epicondilose lateral, é correto afirmar que:
A massoterapia, se bem recomendada e realizada com precisão, é um recurso terapêutico manual que tem seu valor no programa terapêutico.
Com base no fragmento acima, assinale a opção que correlaciona corretamente a manobra massoterapêutica à sua respectiva indicação.