Filtrar


Questões por página:
Sobre nutrição enteral e parenteral, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A nutrição enteral consiste em alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição química definida ou estimada, especialmente elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializadas ou não, utilizado exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
II. As complicações da nutrição enteral podem ser mecânicas, gastrointestinais e metabólicas. As mecânicas ocorrem basicamente devido ao posicionamento inadequado da sonda. As gastrointestinais devem-se à osmolaridade e à velocidade de infusão da dieta, e as metabólicas geralmente são causadas pelo uso de fórmulas inadequadas às necessidades específicas do paciente e/ou modo de infusão inapropriado.
III. A nutrição parenteral é definida como uma solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
IV. A nutrição enteral é indicada quando o trato gastrointestinal está comprometido por doença ou tratamento ou a via parenteral for insuficiente para suprir as necessidades nutricionais.
Assinale a alternativa que apresenta a orientação correta para seleção de fórmula de nutrição enteral para paciente oncológico crítico adulto:
Analise as afirmativas a seguir: I. Quanto à complexidade dos nutrientes, as dietas enterais podem ser classificadas em poliméricas, oligoméricas e monoméricas. Nas dietas poliméricas, os macronutrientes, em especial a proteína, estão em forma intacta (polipeptídios). Nas dietas oligoméricas, os macronutrientes, em especial a proteína, estão na forma parcialmente hidrolisada (oligopeptídeos). E nas dietas monoméricas, os macronutrientes, em especial a proteína, estão na forma totalmente hidrolisada (AA). II. A hepcidina, hormônio produzido pelo fígado, tem papel central na regulação da absorção intestinal de ferro. Quando as concentrações hepáticas de ferro estão elevadas, ocorre indução da expressão do gene para hepcidina. A hepcidina induz a internalização da ferroportina que é, então, degradada. O ferro acumulado nos enterócitos será excretado nas fezes à medida que essas células forem eliminadas e substituídas no trato gastrintestinal. Marque a alternativa CORRETA:
A terapia nutricional em paciente crítico ou séptico requer cuidados, como:
A dieta enteral pode ser classificada de acordo com a complexidade dos seus nutrientes, sendo que a dieta enteral ___________ é aquela em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma totalmente hidrolisada, tendo como característica uma __________ osmolalidade.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.