Filtrar


Questões por página:
O terapeuta ocupacional em oncologia é o profissional da equipe de saúde responsável por analisar e promover a vida ocupacional de crianças e adolescentes. Sobre a atuação desse profissional, analise as afirmações abaixo:
1. Define ações voltadas apenas à recuperação funcional, não incluindo estratégias de prevenção de agravos à funcionalidade ocupacional.
2. Desenvolve programas de tratamento em reabilitação, capacitando crianças e adolescentes para manterem o significado e domínio de sua vida ocupacional, mesmo na presença de perda funcional, utilizando produtos assistivos da tecnologia assistiva como parte do tratamento, quando pertinente.
3. Estabelece ações terapêuticas para controlar sintomas, melhorar o desempenho ocupacional, buscando autonomia e independência funcional.
4. Promove e mantém oportunidade de uma vida ativa, com maior conforto e dignidade, direcionada apenas ao ambiente hospitalar, considerando o desempenho ocupacional restrito às atividades básicas de vida diária.
5. Elimina, reduz ou evita os processos de exclusão social e, consequentemente, melhora a qualidade de vida, o bem-estar e a participação social.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Julgue o item subsequente.


A terapia ocupacional é a ciência que se ocupa do desenvolvimento de exames diagnósticos para agravos à saúde decorrentes de causas diversas.

Em relação ao atendimento de pacientes para tratamento oncológico, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as assertivas:


I. Oncologia é a especialidade responsável por tratar o câncer, e o tratamento é bem diferente de outros, pois requer uma equipe multidisciplinar, uma vez que pode desencadear o surgimento de outras doenças no paciente imunodeprimido e os diversos efeitos colaterais causados pelas medicações utilizadas.


II. A área clínica tem uma abordagem geral, direcionada para o cuidado ao paciente e execução dos tratamentos sistêmicos. Portanto, um oncologista clínico atua diretamente na execução da quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, além da aplicação de outros medicamentos.


III. No campo cirúrgico da oncologia é encarregado pelas remoções de tumores e tecidos adjacentes no momento da cirurgia. O cirurgião oncológico também é o especialista responsável por biopsias para diagnóstico do câncer.