Filtrar


Questões por página:
Um cientista colocou em uma câmara de reação de calorímetro uma mistura de gás hidrogênio e gás oxigênio, em que a partir de uma faísca houve a reação entre os gases. Nesta câmara, inicialmente, havia 500 g de água a uma temperatura de 20°C e, ao final da reação, a temperatura medida era de 23°C. Assinale a alternativa que corresponde, em kcal, ao calor de reação desta reação.
Questão Anulada

A partir das equações termodinâmicas a seguir, determine o calor padrão de formação do óxido de cobre sólido e assinale a alternativa que contém seu valor CORRETO.

2 Cu(s) + S(s) ? Cu2S(s) → Hº = - 79,5 kJ

S(s) + O2(g) Δ SO2(g) → Hº = - 297,0 kJ

Cu2S(s) + 2 O2(g) Δ 2 CuO(s) + SO2(g) → Hº = - 527,5 Kj

Os vapores liberados pelo material combustível sólido ou líquido entram em ignição quando em contato com uma fonte externa de calor, porém ao retirá-la, as chamas não se mantêm. A menor temperatura em que esse fenômeno ocorre é conhecida como:
Para que uma reação química possa ocorrer é necessário que os reagentes recebam certa quantidade de energia, chamada energia de ativação (Ea). A reação entre os gases nitrogênio e oxigênio, componentes do ar, por exemplo, não ocorre em condições ambientes, embora exista um grande número de choques entre suas moléculas. A reação entre esses gases ocorre na atmosfera apenas quando associada a descargas elétricas dos relâmpagos, em dias chuvosos, e também no interior dos motores de explosões internas, quando a vela do automóvel libera uma faísca elétrica. Nesses casos, a Ea é fornecida pelas faíscas.

Imagem associada para resolução da questão

Considerando o gráfico anterior, referente ao diagrama energético de uma reação química, qual o valor da energia de ativação e o ΔH da reação respectivamente?


A quantidade de calor liberada ou absorvida em uma reação depende, em primeiro lugar, das quantidades dos reagentes e dos produtos que participam da reação.

Imagem associada para resolução da questão

A partir do diagrama de entalpia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A quantidade de calor envolvido na decomposição de 126 g de H2O(l) → H2(g) + ½ O2(g) é 1.981 kJ/mol.

( ) H2O(l) → H2O(g) ΔH = –41 kJ/mol.

( ) H2(g) + ½ O2(g)→ H2O(g) ΔH = +242 kJ/mol.

A sequência está correta em