Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Sobre os recursos de construção de sentido do texto, analise as proposições a seguir:

I. Os parênteses empregados nos três primeiros parágrafos têm, em todos os três, a mesma função.
II. Em: “depois de analisar moléculas geradas por genes ativos em mais de 4.700 amostras de tecido cerebral de mandarins-diamante e beija-flores [...] e compará- las às do cérebro humano”, o pronome oblíquo empregado gera falta de clareza no entendimento do texto.
III. Há o predomínio do nível formal na linguagem empregada no texto, que é escrito em terceira pessoa. E a linguagem utilizada é a referencial.
IV. Em: “esses pássaros têm um nível de linguagem mais complexo do que o imaginado; nós não percebemos [...]” o ponto e vírgula foi empregado para separar orações de sujeitos diferentes em uma construção que não permitiria o emprego do ponto.
mostrar texto associado
são os trajes usados pela tropa: a túnica vermelha e o gorro alto preto” (14º parágrafo)

O termo da oração destacado é
mostrar texto associado
Considere o verbo sublinhado em “Levei-lhe uma mamadeira de boneca e outra sacola acolchoada, que serviria de berço para o animal.” (5º§) O sujeito ao qual ele se refere pode ser corretamente classificado como:
mostrar texto associado
Considerando o fragmento adaptado “Existem outras categorias de ETA”, analise as perguntas abaixo:

Qual é a classificação do predicado? Quanto à transitividade verbal, como é classificado o verbo “Existem”? A oração apresenta complemento verbal?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
mostrar texto associado
Considerando o fragmento adaptado do texto “Os aplicativos são mais rápidos”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O sujeito é classificado como simples. ( ) O predicado é classificado como verbal. ( ) A oração apresenta predicativo do sujeito.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: