Filtrar


Questões por página:
Analise as características que constroem os textos seguintes:
I - A ajuda internacional para a educação no atual estágio da expansão capitalista: sua funcionalidade - Um dos aspectos que atualmente mais avultam nas redefinições dos rumos e das estratégias de desenvolvimento das sociedades periféricas é o tipo de atuação que sobre estas vêm exercendo as agências internacionais de ajuda e cooperação, pertençam ou não à Organização das Nações Unidas. É possível identificar, na maioria dessas agências capitalistas, não só aspectos ideológicos, mas também objetivos e formas de atuação semelhantes nos países do Terceiro Mundo. As diferenças neste último caso decorrem muito do estágio de integração desses países na esfera de influência do capitalismo, do que propriamente de diferenças de objetivos ou ideologias. (ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). Editora Vozes.2003. Petrópolis.p.198).
II - Apostas na educação, como instrumento de diminuição da pobreza, encontram respaldo em pesquisas que mostram a correlação entre o aumento do tempo de estudo e a melhoria dos indicadores sociais (Menezes,2006, Soares,2006. In: Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v.22, n.80, p.65-81, abr.2009.) - (Adaptado)
III - Todos sabemos que os estudos sobre a educação brasileira revelam que a superação da pobreza e da desigualdade exige uma escolaridade mínima de 12 anos, embora se saiba que a pobreza e a exclusão social apresentem complexidades que exigem a conjugação de esforços de todas as políticas públicas e não apenas da área educacional.
(Educação e desempenho escolar. Em Aberto, Brasília, v.22, n.80, p.65-81, abr.2009.) - (Adaptado)
Marque a alternativa com correta identificação do gênero de cada texto.
mostrar texto associado
Analise as informações com (V) verdadeiro ou (F) falso.
I.A palavra "deferência" quer dizer: "atenção às necessidades ou aos assuntos de outrem, preocupação, zelo".
II.O (2º§) inicia com uso de ênclise, o (4º§) inicia com conjunção que tem o mesmo sentido de "porém", "contudo" e "todavia".
III.Na formação do período: "Ela se entusiasmou, cresceu, agigantou-se" há vírgulas separando orações que se coordenam, exemplificando uso de gradação crescente.
IV.O texto é narrativo e exemplifica a arte literária, tem como personagem central um ser vivo irracional, e a função da linguagem predominante é "poética".

Após análise, assinale a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Observando-se seus aspectos de construção, pode-se afirmar que a organização do texto apresentado se pauta predominantemente em uma perspectiva:
Considere os seguintes excertos de um texto literário e um texto não literário.

Texto Literário: "A casa estava em silêncio, como se as paredes estivessem ouvindo cada suspiro dos habitantes. O crepitar da lareira era o único som que rompia o véu de tranquilidade, como um sussurro suave no meio da noite."

Texto Não Literário: "O projeto atingiu todos os marcos estabelecidos no cronograma. Com a equipe trabalhando de forma eficiente, o próximo passo é a revisão dos resultados e a implementação das recomendações finais."

A alternativa a seguir que melhor descreve o impacto dos recursos estilísticos utilizados em cada texto é:
Em um texto dissertativo-argumentativo sobre a importância das políticas públicas para a preservação ambiental em áreas urbanas, a possibilidade que mais efetivamente melhora a coerência, argumentação e mantém a adequação ao padrão culto da língua escrita é: