Filtrar


Questões por página:

Acerca da gestão ágil de projetos com Scrum, de DevOps e da arquitetura corporativa (TOGAF), julgue o próximo item.


A estrutura modular do padrão TOGAF viabiliza a sua adoção incremental, dilui o impacto das mudanças na organização e propicia evolução gradual da usabilidade.

O Architecture Development Method (ADM) do TOGAF estabelece uma metodologia para o desenvolvimento e manutenção da arquitetura, possuindo no centro do seu modelo de representação
Considere os princípios básicos de um método de desenvolvimento arquitetural, a seguir. • É um método iterativo que envolve a reutilização de ativos e a tomada de novas decisões a cada iteração; e • As decisões são baseadas na competência, na disponibilidade de recursos e no valor acumulado para a empresa. Os princípios apresentados são básicos para o framework de arquitetura
Arquitetos de solução estão diagramando Casos de Uso no padrão UML para explicar quais as funcionalidades que um novo sistema de informação terá para atender necessidades de um processo de negócio. Essa atividade de documentação de funcionalidades do software corresponde à fase de arquitetura do modelo TOGAF-ADM:

No TOGAF, o Enterprise Continuum é o continuum externo que classifica os ativos relacionados ao contexto da Arquitetura Corporativa geral. As classes de ativos deste continuum podem influenciar as arquiteturas, mas não são usadas diretamente durante o desenvolvimento da arquitetura do ADM. O Enterprise Continuum contém duas especializações:


I. Oferece uma maneira consistente de definir e compreender as regras, representações e relacionamentos genéricos em uma arquitetura, incluindo as relações de rastreabilidade e derivação. Representa uma estruturação de Blocos de Arquitetura (ABBs), que são ativos de arquitetura reutilizáveis. Os ABBs evoluem através de seu ciclo de vida de desenvolvimento, desde entidades abstratas e genéricas até ativos de Arquitetura Específica da Organização totalmente expressos. É uma ferramenta útil para descobrir semelhanças e eliminar redundâncias desnecessárias.

II . Define o que está disponível no ambiente organizacional como Solution Building Blocks (SBBs) reutilizáveis. As soluções são resultados de acordos entre clientes e parceiros de negócios que implementam as regras e os relacionamentos definidos no espaço da arquitetura. Aborda as semelhanças e diferenças entre os produtos, sistemas e serviços dos sistemas implementados.


I e II correspondem, correta e respectivamente, a