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A correta identificação da função dos acordes dentro de uma progressão harmônica é uma competência central na análise musical. Tais funções podem ser diatônicas ao centro tonal principal ou podem estabelecer relações mais complexas, como a preparação de centros tonais secundários.
Considere a seguinte progressão harmônica na tonalidade de Dó Maior:

Cmaj7 | Em7(b5) A7 | Dm7 | G7 | Cmaj7

Na progressão acima, os acordes Em7(b5) e A7, analisados em conjunto dentro do contexto de Dó Maior, exercem qual função harmônica? Assinale CORRETAMENTE.
As cadências harmônicas são sequências de dois ou mais acordes que funcionam como pontuações na música tonal, articulando o final de frases e seções com diferentes graus de finalização. O poder e a função de uma cadência são definidos pelos acordes que a compõem, especialmente o penúltimo e o último. Analise as quatro progressões harmônicas curtas abaixo, todas na tonalidade de Dó Maior, e identifique qual delas termina com uma cadência plagal.

Progressão I: C | Am | F | C
Progressão II: F | C | G7 | C
Progressão III: C | F | C/G | G
Progressão IV: Dm | G7 | C | F

Com base na análise das progressões, a cadência plagal é encontrada em:
Durante uma aula de piano, o Professor Marcos pede à sua aluna, Júlia, que toque a escala de Sol bemol Maior. Júlia executa as notas corretamente na tecla, mas ao recitar as notas em voz alta, ela diz: "Fá sustenido, Sol sustenido, Lá sustenido, Si, Dó sustenido, Ré sustenido, Mi sustenido". O professor a interrompe e corrige, explicando que a escala deve ser pensada e nomeada como "Sol bemol, Lá bemol, Si bemol, Dó bemol, Ré bemol, Mi bemol, Fá". Confusa, Júlia argumenta: "Mas, professor, a tecla do 'Dó bemol' é a mesma do 'Si', e a escala de Fá sustenido Maior soa exatamente igual à de Sol bemol Maior. Por que preciso usar um nome se posso usar outro que é mais simples e não tem bemol dobrado no quarto grau?"

A explicação que o Professor Marcos pode oferecer a Júlia para justificar, do ponto de vista teórico-musical, a importância da grafia CORRETA e do conceito de enarmonia neste contexto, é:
Na Teoria da Harmonia Tonal, as relações entre os centros tonais são cruciais para a análise e a composição. As modulações e inflexões tonais são frequentemente classificadas com base na proximidade entre a tonalidade de origem e a de destino. As relações mais comuns são: Tons Relativos; Tons Vizinhos e Tons Homônimos.
Analise a seguinte progressão harmônica cifrada, que se inicia em Dó Maior:

C | Am | F | G7 | C || Cm | Fm | G7 | Cm

A relação tonal explorada entre a primeira seção (compassos 1-5, terminando em Dó Maior) e a segunda seção (compassos 6-8, centrada em Dó menor) é descrita CORRETAMENTE como uma passagem para um tom:
Considere a lacuna do texto a seguir:

Em repertório tonal em modo menor, é frequente (especialmente entre ca.1500–1750) concluir a peça com a tríade de tônica maior — isto é, com o 3º grau elevado por alteração — como um acorde emprestado do modo maior. Essa prática recebe o nome de ____________.

O termo que completa a lacuna do enunciado CORRETAMENTE é: