Filtrar


Questões por página:
Os complexos envolvidos na intoxicação, que vão desde a exposição do organismo ao toxicante até o aparecimento dos sinais e sintomas, podem ser didaticamente descritos em quatro fases, ditas fases de intoxicação. Observe-as abaixo:

I. Fase toxicodinâmica.
II. Fase de exposição.
III. Fase toxicocinética.
IV. Fase clínica.

Ordene as fases e marque a alternativa que apresente a ordem CORRETA.
A lesão renal aguda induzida por medicamentos contabiliza 25% das lesões renais agudas em UTI. A elevada frequência do uso de medicamentos nefrotóxicos aumenta a probabilidade da ocorrência de eventos relacionados à nefrotoxicidade. Assinale a alternativa que apresenta um medicamento considerado nefrotóxico. 
O farmacêutico bioquímico recebeu uma amostra de urina para realizar a pesquisa do principal metabólito da cocaína, que é nomeado: 
“Toda intoxicação suspeita ou confirmada deverá ser tratada como uma situação clínica potencialmente grave, pois mesmo pacientes que não apresentam sintomas inicialmente, podem evoluir mal. Desta forma, a abordagem inicial deve ser feita de forma rápida e criteriosa.” (Hernandez, 2017 - Manual de Toxicologia Clínica). Considerando os princípios de tratamento das intoxicações agudas, assinale V (verdadeiro) e F (falso).

(__) A realização de testes de detecção do toxicante precede qualquer intervenção.
(__) A equipe deve atentar para a manutenção das funções fisiológicas básicas.
(__) Deve-se reduzir ou interromper o contato com o toxicante, intervindo na absorção.
(__) Podem ser tomadas medidas para acelerar a eliminação do toxicante.
(__) Devem ser combatidos os efeitos tóxicos nos locais efetores.

A sequência correta é
“Levantamento inédito da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, aponta que cerca de 40% dos casos de intoxicação registrados no Estado são causados por medicamentos. Foram analisados os dados dos últimos dez anos dos atendimentos realizados nos Ceatox (Centros de Assistência Toxicológica) paulistas. Dos 128.769 casos, 49.743 foram relacionados a medicamentos”.
(https://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2007/setembro/medicamentos-causam-40-dos-casos-de-intoxicacao)

Considerando os tipos de toxicidade que os fármacos podem produzir, associe as colunas abaixo.

I. Reações dose-dependentes.
II. Reações alérgicas.
III. Reações idiossincráticas.

a. Reação de hashimoto.
b. Toxicidade patológica.
c. Reações citolíticas.
d. Sensibilidade exacerbada a doses baixas. 

A associação correta está na alternativa