Filtrar


Questões por página:

    O assistente social na contemporaneidade, conforme Iamamoto (2007), convive com a tensão entre a direção social e política assumida como propósito do seu trabalho profissional e a sua condição de trabalhador assalariado, dependente do contrato de trabalho do empregador e dos revezes estruturais do capital.

Marilda Vilela Iamamoto. Serviço Social em tempo de fetiche: capital
financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007

Diante dessa contradição, é correto afirmar que o assistente social

Assinale a alternativa que indica as tendências do trabalho do Assistente Social em uma Política de Assistência Social.
A respeito dos mecanismos de acompanhamento das situações de absenteísmo no trabalho, as requisições feitas pelos empregadores gravitam numa órbita política e ideológica diferente daquela que é construída a partir do projeto ético-político.

Estas duas lógicas estão apoiadas nas seguintes perspectivas:
Os procedimentos de investigação sobre as causas de absenteísmo no trabalho devem ser conduzidos de forma a compreender as determinantes sociais que incidem sobre as condições de vida e de trabalho da população.

Assinale a alternativa que apresenta a principal razão do absenteísmo no trabalho.
As mudanças no mundo do trabalho afetam a intervenção profissional, havendo uma correspondência entre algumas das feições que assumem as condições de trabalho do Assistente Social e o quadro mais geral dos trabalhadores em nossa sociedade.

Dentre as tendências que se observam em relação às mudanças nas condições e relações de trabalho, assinale a alternativa que apresenta uma condição particular ao Serviço Social, se comparada com o conjunto dos trabalhadores assalariados.