Filtrar


Questões por página:
Segundo os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde CFESS (2010), este documento tem por finalidade prestar informações e subsidiar a atuação profissional nesse campo, fornecendo informações sobre o que, de fato, é competência e atribuição privativa e, do mesmo modo, orienta sobre atividades que não fazem parte do escopo de trabalho do/a assistente social, nesse campo. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta qual atribuição é, de fato, do/a assistente social na saúde.
As tendências provenientes das transformações sociais que vêm detalhando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade não se apresentam como homogêneas, estando permeadas por desiguais clivagens e conflitos. Isso porque a compreensão teórico-metodológica da realidade, fundamentada no acervo intelectual que se estabelece a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes domínios do conhecimento, é procedimento que se alça na interlocução com o próprio movimento da sociedade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A profissão do Serviço Social no Brasil passa a ser inserida na divisão sociotécnica do trabalho a partir da década de 1940 e, com isso, passa a ter um significado sócio-histórico. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
As mudanças do mundo do trabalho e a contrarreforma do Estado têm determinado que o/a assistente social desenvolva novas habilidades profissionais – dentre elas, requerendo o domínio crítico de teorias e instrumentais. Assinale a alternativa que apresenta outras pautas relevantes nas quais o/a assistente deve buscar aprimorar-se.
Num programa de geração de emprego e renda, o assistente social atendeu a um trabalhador desempregado e desencadeou com ele um processo reflexivo para o fortalecimento de sua consciência crítica. Por meio da interlocução estabelecida com o trabalhador, foi possível correlacionar as suas dificuldades de reinserção no mercado de trabalho com o contexto do capitalismo em crise, principalmente, com o agravamento do desemprego e da precarização do trabalho, propiciando uma visão geral das transformações contemporâneas.
Esse processo reflexivo foi sustentado por dois elementos fundamentais, que são o(a)